sábado, 19 de junho de 2010

Gastronomia em Grande Estilo

Gastronomia canadense


Um país com influências britânicas e francesas, o Canadá apresenta um grande diversidade gastronômica. A população faz três refeições diárias. O breakfast abre o dia com torradas, geleias de frutas, cereal com leite – indispensáveis na mesa da família canadense –, café, panquecas com mel, ovos fritos com bacon e salsicha.


O almoço rápido e prático – lunch – consiste, devido à correria do dia-a-dia, em uma sopa enlatada. O jantar é a refeição mais completa do dia. Carne, legumes, saladas e purê de batatas fazem parte do dinner que é servido por volta das 17h. No Canadá o arroz é substituído pelo purê, geralmente servido com gravy, um molho de farinha de trigo frita com suco de carne. Frango, cenoura e pickles também fazem parte da culinária canadense. Frutos secos e uma variedade de cogumelos são pontos que diferenciam a gastronomia canadense e a torna reconhecida em todo o mundo como tradicional, internacional e sofisticada.
A maioria dos produtos alimentícios é importada. Legumes e frutas como laranja, abacaxi e mamão são caríssimos no país, porém encontrados com facilidade nos supermercados, que também oferecem uma variedade de ingredientes para o preparo de qualquer comida.
A comida mexicana, hambúrguer e batata-frita são muito populares no país. A base nativa e a influência dos colonizadores são perceptíveis na culinária. As comidas chinesa e italiana são comuns em Toronto que também oferece pratos à base de feijão, ervilhas, camarões e pão de milho.


A comida francesa é popular em Quebec que conserva os costumes culinários. As carnes de porco, de caça e de aves são características da região, além das sopas de cebola e couve. O tourtierre – pastel de batata com carne de coelho, veado ou perdiz – é típico da província. Em Montreal, destacam-se as carnes defumadas, o frango, o presunto assado e o bouef fume – sanduíche de pão preto com pepinos, mostarda e vitela defumada. Na ilha de Terra Nova os pratos típicos são o bacalhau – e suas línguas –, torta de barbatana, lagostas empanadas, alce cozido, sopa de coelho e pastel de asas de focas jovens. Por todo o litoral canadense consomem-se peixes e frutos do mar. Na Nova Escócia, comum é o consumo de arenques crus com vinagre e especiarias e o robalo defumado. As verduras à vapor com manteiga são típicas da ilha de New Brunswick. A carne acompanhada pelo arroz selvagem é popular nas províncias de Alberta, Manitoba e Saskatchewan, que formam a região das savanas. Na capital de Manitoba, Winnipeg, destaque para o frango com alho. Na Colúmbia Britânica, o prato número é o salmão preparado no estilo inglês ou francês. Nas províncias nortistas o saboreio da truta do Ártico e do bacalhau grelhado é inegável.
Um dos produtos que tornam a culinária feita no Canadá única e surpreendente é o maple syrup, xarope extraído da seiva do tronco do plátano. O tempo começa a aquecer com o início da primavera e as pessoas correm às florestas para obter o precioso líquido.




A colheita gera excursões ao interior do país e festivais gastronômicos tendo como base o maple syrup.
Toda essa espetacular gastronomia pode ser saboreada nos restaurantes familiares no estilo norte-americano de serviço rápido, coffee shops de hoteis, cafés na beira das estradas e restaurantes internacionais das grandes cidades.



Atum com Molho


Ingredientes:

2 colheres (sobremesa) de vinagre;
1 quilo de atum fresco cortado em lombos;
2 colheres (chá) de alho em pó;
1 colher (café) de pimenta;
1 pimento encarnado;
1 cebola grande ralada;
2 pepinos sem sementes e ralado;
Purê de 8 tomates;
Azeite para grelhar;
Sal e salsa à gosto;

Processe o tomate lavado, sem pele e sementes até obter um purê. Reserve. Numa tigela, misture a cebola, o pepino, pimento, vinagre, alho, pimenta, sal salsa e o purê de tomates. Reserve. Grelhe o atum, virando de vez em quando. Na travessa que for servir, coloque o peixe e despeje o molho.


Presunto Gratinado com Molho de Uvas


Ingredientes:

2 colher (sobremesa) de mel;
1 quilo de presunto cru;
200 gramas de geleia de laranja;
200 gramas de uvas;

Misture a geleia de laranja com o mel. Coloque o presunto cru em uma travessa e asse-o por 40 minutos, regando com a mistura de geleia. Junte as uvas ensopadas em água morna. Sirva o presunto acompanhado pelo molho.


Sopa de Castanhas


Ingredientes:

2 colher (sopa) de aipo em pó;
1 colher (chá) de alho em pó;
1 colher (sopa) de manteiga;
150 gramas de cogumelos frescos;
½ cálice de vinho da Madeira;
½ cálice de vinho do Porto ;
250 ml de caldo de galinha;
750 gramas de castanhas sem pele;
½ cálice de brandy;
1 cebola pequena e picada em cubos;
Cebolinho à gosto;
1 pacote de natas;
Sal e pimenta à gosto;

Cozinhe ½ quilo de castanhas e faça um purê. Refogue a manteiga, a cebola, o alho e o aipo. Junte os cogumelos bem picados e cozinhe em fogo baixo por dez minutos. À parte, misture o brandy e os vinhos e adicione ao preparado para famblar. Feito isso, acrescente o caldo de galinha e deixe ferver. Junte o restante das castanhas, mexa, reduza o fogo e cozinhe por mais 30 minutos. Adicione metade das natas e deixe ferver. Tempere com sal e pimenta. Adicione o restante da nata, misture e polvilhe cebolinho.


Pumpkin Pie


Ingredientes:

½ colher (chá) de noz-moscada;
1 colher (chá) de canela em pó;
1 colher (chá) gengibre em pó;
1 colher (sopa) de manteiga;
2 colheres (sopa) de melaço;
½ colher (chá) de sal;
½ xícara de açúcar mascavado;
1 xícara de abóbora;
2 ovos;
Massa areada;

Cozinhe a abóbora após cortá-la em pedaços pequenos. Bata os ovos e misture com a manteiga, o melaço, a canela, o gengibre, o açúcar e o sal. Estenda a massa e despeje a mistura. Asse em forno pré-aquecido a 250ºC por 10 minutos. Reduza a temperatura para 160ºC e deixe cozinhar por mais 40 minutos. Finalize o prato colocando chantilly e polvilhando canela.


Tarte de Maple Syrup


Ingredientes:

6 colheres (sopa) de farinha de trigo;
4 colheres (sopa) de manteiga;
1 e ½ xícara de maple syrup (xarope extraído da seiva do plátano);
½ xícara de água;
Massa areada;

Em uma panela, derreta a manteiga, adicione a farinha e misture. Retire do fogo e junte o maple syrup e a água. Leve ao fogo e misture até engrossar. Deixe cozinhar por cinco minutos, mexendo de vez em quando. Retire do fogo e deixe esfriar. Estenda a massa e despeje o recheio. Leve ao forno até endurecer um pouco. Deixe esfriar e decorar com nozes se desejar.

Nenhum comentário: