quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

2011: Tendências tecnológicas

* “A cada nova geração que usa a tecnologia de forma rotineira desde muito cedo, esta relação será cada vez mais próxima, fazendo que, no futuro, ambas as partes sejam invisíveis”.


Um novo ano está chegando e com ele novas tecnologias, além do aprimoramento das já existentes. Entre as cinco tendências tecnológicas para 2011, segundo a Associação dos Consumidores de Produtos Eletrônicos (em inglês, CEA), está a possibilidade de pagamento por parte das companhias pelas informações pessoais colocadas em páginas de sites de relacionamentos, já que terão de pagar para usar estas informações. A privacidade poderá gerar ganhos econômicos entre os usuários. “A exploração de dados chegou para ficar. Há muito dinheiro em jogo para imaginar o contrário (...) As companhias vão usar este modelo, pois (o uso destes dados pessoais) se converte em uma transação na qual o consumidor autoriza o uso de suas informações como parte de um acordo de negócios”, disse Sean Murphy, analista da CEA.


Com a era da alta definição, as plataformas de vídeo serão consolidadas em 2011 e os usuários vão se relacionar com mais facilidade com os canais agregadores. Os consumidores, de acordo com o relatório, vão poder assistir aos vídeos em seu próprio tempo e na ordem de sua preferência. As pessoas passaram a assistir mais filmes ou programas de televisão pela internet do que vídeos curtos. Pensando nisso Google, Apple e Amazon estão lançando aplicativos para que vídeos possam ser vistos tanto em dispositivos portáteis quanto na própria televisão.


A introdução da rede 4G e o aumento do número de smartphones contribuirá para que a conexão com a internet através de celulares seja, talvez, a grande tendência. A tecnologia sem fio, a maior atratividade dos celulares e banda larga móvel poderão fazer com que o consumidor substitua as conexões tradicionais até 2016. A CEA ressalta que a porcentagem de mudança para o ano que vem seja pequena, considerando que a infraestrutura poderia não atender as necessidades dos jogadores online e dos usuários que gostem de transmitir muitos vídeos.


A criação de novos aplicativos está criando um novo modelo de internet e isso deve continuar no próximo ano. Atualmente existem mais de 400 mil aplicativos disponíveis para celulares que transformam o celular em mais do que um simples celular aumentando cada vez mais o consumo e impactando o mercado. “A indústria tecnológica está sempre mudando, evoluindo e inovando”, diz o presidente da CEA, Gary Shapiro.


Ainda no relatório, a CEA diz que a tecnologia verde será mais presente em 2011 considerando a alta no preço da energia, a crise econômica e o apoio dado pelo governo americano as inovações tecnológicas. “A tecnologia verde dá aos consumidores uma solução para sua voracidade energética frente a uma crise econômica e de recursos”, disse a analista da Associação dos Consumidores de Produtos Eletrônicos, Jessica Booth.

* Trecho do relatório produzido pela Association of Consumer Electronics (CEA)
Com informações da BBC Brasil

Nenhum comentário: