quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Conclusão: A pena de morte não deve ser introduzida no Brasil!!!


Recentemente lancei uma pesquisa, através da comunidade “O Mundo em Debate”, pautada no destaque dos noticiários nas duas últimas semanas: a violência no Rio. Perguntei se a pena de morte deveria ser introduzida no Brasil para traficantes e autores de crime hediondo. Vale lembrar que manter um presidiário custa R$ 1.600 mensais aos cofres públicos, valor este que é pago por nós contribuintes. Calcule quanto nós pagamos para manter um bandido preso e mesmo assim não temos a segurança necessária. E o contraponto desta questão é o ministro Guido Mantega, da Fazenda, à época da onda de violência no Rio de Janeiro dizer que os gastos deveriam ser diminuídos.

O resultado da pesquisa é este:

76% – contra a pena de morte;
24% – favorável;

Não escondo de absolutamente ninguém que sou à favor da implantação da pena de morte no país para determinados crimes. Logicamente que não vale para o pai que não paga pensão judicial ou para o ladrão de galinha. Vivemos numa sociedade que clama por Justiça, mas sabemos que no Brasil dificilmente funciona. Temos a progressão de pena, os indultos, os benefícios por bom comportamento e outras mazelas judiciárias. Preso é preso. Condenado é condenado. Se um sujeito é condenado a 30 anos de cadeia, que fique os 30 anos preso. O código penal deveria ser modificado, já que o maior beneficiado é o bandido, o delinqüente juvenil. E prisão domiciliar não é prisão, deixemos isso bem claro.
Pelos comentários da pesquisa, percebi que a maioria generaliza, quer dizer, ligam à região geográfica e a cor da pele com a criminalidade. Absolutamente não concordo, mas enfim, respeito às opiniões. Os participantes da enquête também comentaram sobre os erros judiciais. Concordo que a “justiça” no Brasil seja falha, mas logicamente que se a pena de morte fosse de valia, os casos seriam julgados com mais atenção. Fim da cela especial? Houve uma reforma na lei penal ontem acabando com o direito a prisão especial. Sou favorável a esta decisão, mas sinceramente têm coisas de maior importância que deveriam ser revistas. A diminuição da maioridade penal é uma delas. Mas ia me esquecendo que vivemos no Brasil!!!

Nenhum comentário: