quinta-feira, 7 de maio de 2009
Gripe suína: No Brasil 4 casos são confirmados
No início da noite desta quinta-feira (7) o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou que quatro casos da gripe suína foram confirmados laboratorialmente no Brasil. Duas pessoas em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e uma em Minas Gerais. Todos os infectados são adultos jovens e passam bem. Três pessoas estiveram nas últimas semanas no México e uma nos Estados Unidos.
“Desde o alerta da OMS, feito no dia 25 de abril, o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, vem mantendo total transparência sobre o assunto. Não há evidências, por enquanto, de que o vírus tenha atingido outras pessoas. Ou seja, o vírus não circula no Brasil. Não existe o menor sentido (usar máscaras), se o vírus não está circulando. É momento de confiar nas autoridades, na saúde pública brasileira”, disse Temporão.
Um paciente de São Paulo esteve no México entre os dias 17 e 22 de abril e manifestou os sintomas da doença no dia 24. Ele ficou internado entre os dias 29 de abril e 4 de maio e não corre o risco de infectar outras pessoas, pois o período de maior transmissão do vírus, 10 dias, já passou.
O outro paciente de São Paulo esteve na Flórida e chegou ao Brasil no dia 28 de abril. No dia 29 ele começou a apresentar os sintomas da nova gripe, mas não foi internado porque na época a Florida não era considerada, pela OMS, aérea afetada pelo vírus Influenza A (H1N1). De acordo com o Ministério da Saúde, ele ficou em isolamento domiciliar e nenhum de seus familiares apresentou os sintomas da gripe suína.
O paciente de Minas Gerais esteve, entre os dias 22 e 27 de abril, no México e manifestou os sintomas um dia antes de retornar ao Brasil. Ele foi internado quando chegou ao país e ficou em isolamento domiciliar até o dia 6 de maio.
O quarto paciente infectado é do Rio de Janeiro e retornou do México no dia 3 de maio. Ele manifestou os sintomas da doença ainda no México e está internado desde o dia 5 de maio, pois corre o risco de transmitir o vírus Influenza A para outras pessoas.
O ministro afirmou que a situação está sob controle, já que nenhuma pessoa contraiu o vírus no Brasil. De acordo com Temporão, o país está preparado para tratar de 12,5 mil pacientes, além de produzir o medicamento para o tratamento de até 9 milhões de pessoas.
Número de casos suspeitos no Brasil cai de 26 para 24
O Ministério da Saúde informou que o número de casos suspeitos caiu nesta quinta-feira (7) para 24: São Paulo (7), Paraná (3), Rio de Janeiro (3), Distrito Federal (2), Goiás (2), Santa Catarina (2), Mato Grosso do Sul (1), Minas Gerais (1), Paraíba (1), Pernambuco (1) e Rondônia (1). Outros 15 casos estão sendo investigados.
No mundo são 2.371 casos confirmados
O balanço divulgado pela Organização Mundial da Saúde às 18h GMT (pelo horário de Brasília às 15h) desta quinta-feira (7) mostrou que o número de casos confirmados pela gripe suína é de 2.371 em 24 países: México (1.112), Estados Unidos (896), Canadá (201), Espanha (81), Inglaterra (30), Alemanha (10), Israel (6), França, Itália e Nova Zelândia (5), Coreia do Sul (3), El Salvador, Escócia e Holanda (2), Áustria, China, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Guatemala, Irlanda, Polônia, Portugal, Suécia e Suíça (1).
O número de mortes no México é de 42, e nos Estados Unidos, duas pessoas morreram no estado do Texas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário