A Organização Mundial da Saúde divulgou um boletim nesta terça-feira (5) onde informou que o número de casos da gripe suína chega a 1.419 em 23 países: México (822), Estados Unidos (403), Canadá (140), Espanha (57), Inglaterra (25), Alemanha (9), Nova Zelândia (6), Itália (5), França e Israel (4 em cada país), China, Coreia do Sul, El Salvador e Escócia (2), Áustria, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Irlanda, Holanda, Portugal e Suíça (1).
O número dois da OMS, Keiji Fukuda, disse que a maioria dos doentes são pessoas abaixo dos 30 anos. A hipótese é que os jovens viajam mais. O real motivo da estatística está sendo investigado.
No México 29 pessoas morreram e nos Estados Unidos, duas, por contraírem o vírus Influenza A (H1N1). A segunda morte nos Estados Unidos foi anunciada pelo governo do Texas nesta terça-feira.
Foto: AP
No aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, funcionárias da Cruz Vermelha recebem passageiros chegados da Cidade do México
De acordo com a OMS, as pessoas contaminadas na Europa estiveram no México e não há transmissão da gripe suína em nível comunitário, ou seja, pessoas infectadas por outras pessoas, mas ainda existe o risco de uma pandemia.
A diretora da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, disse que não há indicação de uma pandemia e que o nível da alerta, de uma escala até 6, permanece no 5. “Não sabemos de quanto tempo dispomos antes de passar à fase 6, que indica que estamos em uma pandemia. Ainda não estamos lá”.
Nesta terça-feira um comitê formado por mais de 1.540 cientistas se reuniu para discutir a gravidade e o tempo de incubação da gripe suína. A porta-voz da OMS, Fadela Chaib, disse: “É importante que o comitê científico se reúna para compartilhar informações e tentar entender o período de incubação, a gravidade da doença e também quais faixas etárias são mais afetadas”.
Casos suspeitos no Brasil sobem para 28
O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira que o número de casos suspeitos de contração do vírus da gripe suína no Brasil subiu de 25 para 28 em 10 estados mais o Distrito Federal: São Paulo (12), Distrito Federal, Minas Gerais (3), Rio de Janeiro, Santa Catarina e Tocantins (2), Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco e Rondônia (1).
Nenhum comentário:
Postar um comentário