quarta-feira, 12 de maio de 2010

Brasil: Câmara aprova ficha limpa e o assunto é a Seleção Brasileira


Nesta terça-feira (11) a Câmara dos Deputados votou e aprovou o projeto ficha limpa. O texto agora segue para o Senado e depois – caso seja aprovado – para sanção do presidente Lula.
O projeto inicial do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral proibia a candidatura de todos os condenados em primeira instância. Porém como em Brasília tudo é possível – impossível só para nós pobres mortais pagadores de impostos – o texto sofreu algumas “pequenas” modificações e se tornou mais flexível. Antes, seria proibida a candidatura dos condenados em primeira instância. Agora, serão proibidas as candidaturas dos políticos condenados em trânsito julgado, ou seja, condenados em última instância em decisão colegiada. Mudou muita coisa? Sinceramente, acho que não. Quantos recursos estão por aí, mofando nos tenebrosos arquivos escuros e obscuros dos tribunais federal e eleitoral? O texto ainda prevê um recurso para garantir à candidatura a um órgão superior, ocorrendo isso o processo contra o candidato entra em tramitação, com prioridade.
Se o projeto for aprovado no Senado e sancionado pelo presidente Lula até o dia 5 de junho, valerá para as eleições 2010, com a aplicação da lei pelo Tribunal Superior Eleitoral. Isso dificilmente acontecerá, já que o Senado está trancando pautas por Medidas Provisórias, projeto do pré-sal, enfim...
O que tem haver lei da ficha limpa com Copa do Mundo? Além do fato do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) ter proposto a “folguinha” de DOIS meses para poder assistir aos jogos do mundial. Nada! Ninguém – quase ninguém – noticiou a aprovação do projeto. Por quê? O assunto desta terça-feira foi à escalação da Seleção Brasileira. Quer coisa mais importante? Assim – pensem bem – o Brasil é ou não é o país do futebol?
Em tempo: Oh Dunga! Cadê o Taffarel, o Romário, o Edmundo, o Rivaldo, o Ronaldo, o Paulo Nunes, o Dida e o Marcelinho Carioca? Marcelinho Carioca está na Dança do Faustão. Esqueci! E quem é Roberto Carlos, Luís Fabiano, Neymar, Ganso e Pato?
Sinceramente, futebol não é um assunto que domino e não tenho interesse na área! Pronto falei! Viva los hermanos argentinos! Viva Dieguito! Viva Maradona! (o da novela das oito).

Foto: Reprodução/Internet

Nenhum comentário: