sábado, 15 de maio de 2010

Gastronomia em Grande Estilo

Gastronomia Mexicana



A culinária mexicana é uma das mais ricas em proteínas, minerais e vitaminas, apesar de muito condimentada e em alguns casos gordurosa. A grande variedade de cores, sabores e texturas fazem da gastronomia mexicana ser única. A dieta do povo asteca era baseada no consumo do milho, ervas, tomate e feijão. Com a chegada dos colonizadores espanhóis, foi adicionado o consumo do arroz, da carne vermelha, do vinho, da galinha e de algumas especiarias como o orégano, salsa, canela e a pimenta.
Existe uma grande variedade na alimentação dependendo da região, população indígena original, influência espanhola e proximidade com os Estados Unidos. No norte, por exemplo, consome-se mais carne bovina. Já no sul, predomina o consumo da carne de galinha condimentada com vegetais, como brócolis, rabanete e couve-flor.

Tortillas


Ingredientes:

2 e ¼ xícaras de farinha de milho
1 e 1/3 xícaras de água gordura
1 colher (café) de sal

Numa tigela, misture a farinha de milho com sal e, aos poucos, acrescente a água mexendo sem parar. Amasse com as mãos, juntando mais água (1 colher de cada vez) até que a massa fique lisa e homogênea, sem grudar nos dedos. Divida a massa em pedacinhos, formando bolinhas do tamanho de uma noz. Estenda dando a forma de rodelas de 15 cm de diâmetro, aproximadamente, utilizando um rolo de massas. Frite em gordura, de preferência de porco, dos dois lados e escorra sobre papel absorvente. As tortilhas podem ser mantidas aquecidas no forno embrulhadas no papel alumínio. O recheio fica a seu critério.


Guacamole


Ingredientes:

1 colher (sopa) de cebolinha picada;
1 colher (sopa) de coentro picado;
4 colher (sopa) de suco de limão;
2 tomates sem pele e sem semente picados;
2 dentes de alho amassados;
pimenta malagueta a gosto;
½ cebola picada;
1 abacate;
1 pitada de sal;

Amasse o abacate e misture todos os outros ingredientes. Sirva com salgadinhos, tortillas ou torradinhas, acompanhado de carnes brancas.


Chili


Ingredientes:

250 gramas de feijão carioquinha;
200 gramas de azeitonas verdes;
500 gramas de carne moída;
200 gramas de bacon;
2 pimentões verdes;
2 pimentões vermelhos;
1 vidro de ketchup;
1 cebola grande;
Sal a gosto;

Cozinhe o feijão por 40 minutos na panela de pressão com pouca água. Em outra panela, coloque o bacon e deixe fritar na própria gordura. Adicione a cebola e deixe dourar, acrescente a carne moída, quando a carne estiver refogada. Junte os pimentões cortados em tirinhas e deixe que murchem um pouco. Depois de tudo refogado, acrescente o feijão já cozido, o ketchup, as azeitonas picadas, pimenta e sal. Deixe cozinhar por 15 minutos em fogo brando.


Papián de Camarones


Ingredientes:

½ xícara de sementes de abóbora;
3 xícaras de arroz cozido quente;
½ xícara de cebola picadinha;
2 colheres (chá) de coentro em pó;
2 colheres (chá) de páprica picante;
2 colheres (chá) de suco de limão;
3 colheres de óleo;
3 tomates sem pele e sementes;
4 pimentões vermelhos picados;
1 quilo de camarão médio e limpos;
1 pitada de açúcar;
Sal e pimenta a gosto;
Salsa picada;
4 dentes de alho;

Faça um caldo com as cascas e as cabeças dos camarões, cozinhando em fogo baixo por 45 minutos, e juntando água de vez em quando. Coe e esprema bem os restos do camarão. Reserve. No liquidificador, bata as sementes de abóbora. Misture com os tomates, cebola, pimentões, coentro, alho, sal, pimenta, salsa, páprica e açúcar. Bata tudo no liquidificador até que obtenha um purê liso e uniforme. Numa panela, aqueça o óleo e doure ligeiramente o camarão. Retire e conserve quente. No mesmo óleo, refogue o purê por 5 minutos. Acrescente o caldo de camarão e o suco de limão, cozinhando por mais 5 minutos. Coloque o arroz numa tigela, vire os camarões por cima e despeje o molho.


Marguerita


Ingredientes:

1 colher (sopa) de açúcar;
½ dose de cointreau;
1 dose de tequila;
½ limão;
Gelo;

Num liquificador, bata todos os ingredientes e sirva em uma taça de coquetel com a borda coberta com suco de limão e sal.

Nenhum comentário: