domingo, 9 de maio de 2010

Gastronomia em Grande Estilo

Gastronomia Escandinava


Em quase todos os meses do ano o frio toma conta da região nórdica e por isso os ingredientes "mais gordos" como carnes defumadas, carnes secas e as carnes marinadas em vinho estão presentes no cardápio dos países que formam a região Escandinava – Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia e Islândia. Os habitantes da região preferem as carnes de boi, porco, cordeiro, alce, rena, perdiz, pato e salmão. Batata, nabo e repolho são muitos utilizados na culinária local.
Os escandinavos também gostam do sour cream - uma espécie de chantilly feito com limão, vinagre e creme de leite fresco - creme que é conhecido no Brasil como o "creme azedo".
A Escandinávia também produz excelentes tipos de queijo, principalmente na Noruega um exemplo disso é o gjetost.


Kalakukko


Ingredientes:

500 gramas de filé de salmão;
150 gramas de toucinho defumado;
250 gramas de massa;
2 ovos;

Prepare a massa e a estique com 2 centímetros de espessura. Tempere, a seu gosto, os filés de peixe cru e corte o toucinho em fatias, coloque os filés dentro da massa e feche. Umedeça a massa com as gemas de ovo e cozinhe em forno brando por três horas.


Silbullar


Ingredientes:

1 colher (sopa) de farinha de trigo;
700 gramas de carne de vaca picada;
50 gramas de caldo de carne;
200 gramas de açúcar;
50 gramas de vinagre;
100 gramas de passas;
250 gramas de batatas;
4 arenques frescos;
2 cebolas;

Cozinhe as batatas e as esmague. Corte em pedaços pequenos os arenques e as cebolas. Faça almôndegas com arenque, carne e batata. Reserve. Junte as cebolas cozidas e as passas. Prepare um caramelo claro com açúcar e vinagre. Junte um pouco de farinha e despeje sobre o prato.


Far I Kat


Ingredientes:

1 colher (sopa) de farinha de trigo;
1 repolho;
1 quilo de peito de carneiro;
100 gramas de manteiga;
Sal e pimenta-do-reino e salsa à gosto;

Corte o peito do carneiro em pedaços pequenos e o repolho em finas tiras, coloque tudo em uma caçarola com sal e pimenta-do-reino. Cubra com água e cozinhe por duas horas. Numa panela, derreta a manteiga e acrescente a farinha de trigo, mexa até dar liga e misture com o preparado de carneiro.


Caudas de Camarão ao Cherry


Ingredientes:

100 gramas de licor de caroço de cereja;
200 gramas de creme de leite forte;
50 gramas de manteiga;
2 dúzias de camarões;
Sal, pimenta-do-reino, tomilho e páprica à gosto;

Cozinhe por uma hora meia os camarões em um caldo de água com os temperos, deixe escorrer e tire a casca das caudas. Derreta a manteiga, coloque as caudas, tempere com páprica e regue com o creme de leite e o licor. Aprecie o sabor nórdico!

Nenhum comentário: