sábado, 15 de maio de 2010

“Passione”: Um segredo, uma história de amor e ambição

Dois universos: o italiano e o brasileiro. Muito amor, melodrama, comédia e suspense serão as pautas de “Passione”, novela de Silvio de Abreu, com direção de Denise Saraceni, que estreia na Globo nesta segunda-feira (17).


Uma novela envolvente que com a revelação de um segredo motiva uma grande história de amor, enganos, ambição e muitas armações. A trama será dividida em duas fases, a primeira na região da Toscana, Itália, e a segunda ambientada em São Paulo.
“Passione” começa com uma grande mentira. A falsa morte do filho de Bete Gouveia (Fernanda Montenegro). À beira da morte, Eugênio (Mauro Mendonça) revela a esposa que seu primogênito não morreu ao nascer há 55 anos. Pedindo perdão, ele conta que não suportou a ideia de criar um filho seu com outro homem e que deu a criança para um casal de empregados que retornou ao país de origem, Itália.


Totó (Tony Ramos) é filho de Bete, um camponês viúvo que vive com sua irmã Gemma (Aracy Balabanian) e seus filhos Agostina (Lendra Leal), Agnello (Daniel de Oliveira), Adamo (Germano Pereira) e Alfredo (Miguel Roncato) em Laurenza-in-Chianti, na Toscana.


Com remorso, Eugênio registrou em seu testamento que Antonio Mattoli deveria receber como herança 50% de seu patrimônio, incluindo a presidência da Metalúrgica Gouveia, causando furor entre seus filhos Saulo (Werner Schunemman), Gerson (Marcello Antony) e Melina (Mayana Moura) que desconhecem o novo herdeiro e se ele teria a capacidade de administrar a empresa e o império da família.
Além de Bete, a única pessoa que escutou a confissão de Eugênio, foi a enfermeira particular Clara (Mariana Ximenes). Bete pedindo para que a enfermeira não comentasse nada daquilo que foi dito lhe ofereceu uma retribuição que prontamente foi recusada. Clara se colocou à disposição de Bete para lhe ajudar no que fosse necessário. Clara é a única pessoa com quem a matriarca da família Gouveia desabafa sobre o assunto.


No início Bete pensa em conseguir o telefone do filho, mas conclui que o assunto era delicado demais para ser tratado à distância. Escrever também não lhe pareceu uma boa ideia. Sabia que era inevitável um encontro e ansiava ficar cara a cara com o filho desaparecido, que talvez nem tivesse conhecimento de sua existência. Também não poderia viajar antes da missa de sétimo dia sem levantar suspeita. Conhecia a sua família e temia abordar o assunto de maneira errada, pondo a perder um futuro entrosamento entre o filho que não conheceu e os filhos que criou. Bete sentia-se muito confusa e abalada para tomar qualquer providência, mas sabia que deveria ir em busca do filho. Por isso, Clara, sempre presente, aconselhou-a a dar um tempo e pensar melhor no que fazer. Vulnerável e indecisa, Bete aceita a sugestão e volta a pedir que ela mantenha o segredo. A milionária herança em jogo faz com que Clara e Fred (Reynaldo Gianennechini) una suas forças para saírem da pobreza em que vivem e viagem à Itália para encontrar o filho de Bete Gouveia. Clara se envolverá, conquistará e se casará com Totó, que desconhece ser milionário, apesar da não aprovação de sua irmã Gemma.
Entre os preparativos para o enterro de Eugênio, Bete começa a investigar em sua casa se alguém da família sabe da existência de seu filho e descobre que nem mesmo os pais de Eugênio que nunca aprovaram seu casamento, Antero (Leonardo Villar) e Brígida (Cleyde Yáconis), sabiam da falsa morte. Brígida guardava o registro de todos os funcionários que lhe prestaram serviço e diante dos documentos, ela conclui que seu filho foi levado para a Itália pelo casal Mattoli.


A família Gouveia também estará envolvida em muitos conflitos amorosos. Stela Gouveia (Maitê Proença) é a sensual esposa de Saulo, filho mais velho de Bete e Eugênio. Um homem invejoso, articulador e que quer a presidência da empresa da família.


Stela é a mãe dedicada de Danilo (Cauã Reymond), que não respeita o pai, Lorena (Tammy Di Calafiori) e Sinval (Kayky Brito), que disputa toda a atenção do tio piloto de Stock Car, Gerson.


Infeliz no casamento, Stela, busca um escape para se aventurar com outros homens.


A filha caçula de Bete e Eugênio, Melina, é apaixonada por Mauro (Rodrigo Lombardi), filho do motorista da família, Diógenes (Elias Gleizer), que é grande amigo dos pais de Eugênio. Mauro foi criado como um membro da família, braço direito de Eugênio após sua morte torna o principal assessor de Bete. Apaixonado pela estudante de jornalismo Diana (Carolina Dieckmann) é capaz de abrir mão de seu amor quando Diana se apaixona por Gerson.


A novela terá muitos personagens caricatos e inesquecíveis como o carteiro italiano Mimi (Marcelo Médici), que intercepta às correspondências que Agostina envia ao marido Berillo (Bruno Gagliasso) que mora no Brasil e está casado com Jéssica (Gabriela Duarte), filha do rico e popular Olavo da Silva (Francisco Cuoco), conhecido com o Rei do Lixo, com divertida, exagerada e nada discreta Clotilde Silva (Irene Ravache) que detesta ser chamada de Rainha do Lixo.


Outra personagem ligada à família Silva é Jackie Mourão (Alexandra Richter), a secretária da empresa de reciclagem, apaixonada por Olavo e que jura que destruir seu casamento com Clô.


Fina, educada e esnobe é a melhor conselheira de Clô, mas que sempre quando pode a perturba. Flavio Migliaccio viverá o bon vivant, Tio Fortunato, tio de Olavo. Um senhor com espírito jovem e descolado que entrará em conflitos com Clô por adorar parecer uma mulher chique.


Vera Holtz viverá a batalhadora, honesta e vendedora do CEAGESP, Candê, mãe de Fred, Felícia (Larissa Maciel) e Fátima (Bianca Bin). Atores consagrados contracenando com novatos, além das belas paisagens da Itália é o que veremos em “Passione” a partir desta segunda na tela da Globo.

Nenhum comentário: