quinta-feira, 6 de maio de 2010

O Brasil está preparado para a Copa do Mundo?


Quero saber se o Brasil está preparado para receber a Copa do Mundo de 2014 e não se a Seleção está preparada para jogar e vencer as próximas Copas. Escrevo este texto para abordar um assunto que está nas manchetes nos telejornais: a derrota do Corinthians e a violência causada por seus torcedores.
O grande ponto positivo – ou, talvez, o único – de se receber uma Copa do Mundo ou uma Olimpíada é o grande investimento que será aplicado na melhoria da infra-estrutura, acertos na malha aérea, melhoria no transporte público, geração de empregos e oportunidades. Coisas que com a vitória ou a derrota ficará para usufruto do brasileiro.
Ficamos indignados com o comentário do ator Robbin Williams quando Chicago perdeu a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 para o Rio de Janeiro. Posso estar errado, mas acho que no fundo o hollydiano tem razão. Se o Brasil perder a Copa ou não ganhar muitas medalhas de ouro nas Olimpíadas Rio 2016 – o que deve ocorrer, já que não temos tanta estrutura esportiva assim – o que os falsos torcedores farão?
Falsos torcedores têm atitudes como às dos corintianos desta quarta-feira, como a dos torcedores do Coritiba no ano passado e de muitas outras “torcidas” formadas assim, por torcedores vândalos, baderneiros e covardes. Que sozinhos não fazem nada, mas que quando se juntam, ou melhor, se amontoam, munem-se de pedras e pedaços de pau, transformando a frustrada derrota em um motivo para fazer do estádio e de suas imediações uma praça de guerra e depois jogam a culpa na Polícia que está fazendo seu trabalho. Na Europa não vemos atitudes assim. Por quê? Lá as coisas funcionam. Existe punição. É uma coisa cultural e devemos cobrar mudanças para que em 2014 e 2016 o Brasil não se torne manchete internacional como o país do caos esportivo. A nossa imagem fora do país está cada vez melhor e não podemos colocar tudo a perder. Muito menos por causa do futebol. Pronto falei!

Foto: Reprodução/Internet

Nenhum comentário: