sábado, 3 de outubro de 2009

Enem: MEC diz que nova prova está pronta


O Ministério da Educação informou na tarde deste sábado (3) que já tem a nova prova do Enem. De acordo com o órgão, a prova está guardada em um cofre do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A nova data que a prova será aplicada ainda foi decidida. A nova prova deve acontecer em 30 ou 45 dias.
A reunião entre o ministro da Educação, Fernando Haddad, o Inep e o consórcio responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio, Connasel, começou na manhã desta sexta-feira (2) e foi interrompida na madrugada deste sábado. De acordo com a assessoria do MEC, o ministro informou que vai manter o gabinete reunido durante o final de semana. Na próxima semana o ministro se reunirá com reitores das universidades federais para tratar da nova prova do Enem.

O adiamento da prova

Em coletiva na noite de quarta-feira (30) o ministro Fernando Haddad disse que a Polícia Federal abriu inquérito para investigar o vazamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. De acordo com o ministro, as investigações irão se concentrar em São Paulo, de onde foi feita a oferta para o jornal “O Estado de S. Paulo”, que comunicou ao Ministério da Educação.
Uma equipe do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) checou as informações dadas pelo jornal e informou, segundo o ministro, que não existe prova impressa e sim a prova digitalizada guardada em um envelope lacrado dentro de um cofre. Os elementos descritos pela jornalista estavam na prova que seria aplicada neste final de semana.
Haddad informou que o contrato com a gráfica custa cerca de R$ 116 milhões e que a reimpressão das provas custará R$ 34,8 milhões.

Nenhum comentário: