sábado, 3 de outubro de 2009

Gastronomia em Grande Estilo

Arroz à Praiana


Ingredientes:

200 gramas de arroz branco;
1 xícara de milho cozido;
½ xícara de passas;
150 gramas de presunto cozido cortado em cubos;
1 cenoura média cortada em cubos;
Coentro para decoração;

Lave e seque muito bem o arroz. Frite em azeite durante cinco minutos, sempre mexendo para não queimar. Coloque a água até cobrir todo o arroz na panela, deixando 2 cm de água acima do arroz. Junte a cenoura e tampe a panela, cozinhando sempre em fogo baixo. Quando o arroz estiver pronto, retire do fogo e deixe a tampa aberta, por dez minutos, para que o arroz esfrie e fique soltinho. Após o arroz esfriar, o solte com um garfo e coloque em um recipiente. Junte o milho, as passas, o presunto e misture cuidadosamente. Decore com coentro. Como acompanhamento frutos do mar é uma excelente opção.


Caracóis de Frango ao Molho de Mostarda


Ingredientes:

3 peitos de frango cortados em filés finos;
150 gramas de presunto;
150 gramas de manteiga;
Pimenta-do-reino e sal a gosto;

Molho:
A manteiga da fritura do frango;
2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
1 cebola média picada em cubos;
500 ml de leite;
4 colheres (sopa) de mostarda;

Frango:
Tempere os filés de frango e enrole sobre a fatia de presunto. Prenda com palito, frite na manteiga. Depois de frito, corte fazendo caracóis. Coloque em uma travessa e reserve.

Molho:
Frite a cebola na manteiga. Acrescente a farinha de trigo e misture. Dissolva com o leite e acrescente a mostarda. Cubra o frango com o molho ainda quente.


Bomba Gelada de Morango


Ingredientes:

250 gramas de morangos limpos;
400 ml de creme de leite fresco;
4 colheres (sopa) de coco seco ralado;
500 gramas de ricota fresca;
2 colheres (sopa) de mel;
250 gramas de açúcar;

Lave e enxugue os morangos. Separe alguns para enfeitar. Bata os morangos, junto com a metade do açúcar no liquidificador. Bata a ricota e o restante do açúcar. Reserve. Bata o creme de leite até o ponto de chantilly. Separe uma xícara de chá de chantilly e misture o restante com a ricota e o morango batido. Pincele o interior de uma tigela de plástico com o mel e salpique coco ralado e despeje a massa dentro. Deixe congelador por quatro ou cinco horas. Pouco antes de servir, mergulhe rapidamente a tigela em água quente e desenforme o doce em uma travessa. Use o chantilly e os morangos reservados para decorar. Se preferir, acrescente castanha triturada.

Nenhum comentário: