terça-feira, 27 de outubro de 2009

Sarney defende o fim da fundação que leva seu nome

Foto: Reprodução

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), divulgou nota na noite desta segunda-feira (26) onde defendeu o fim da fundação que leva seu nome no Maranhão.
“Diante dessa situação de força maior, repito, com grande amargura, que o seu fechamento é o caminho a seguir, embora tal providência dependa de decisão do Conselho Curador da Fundação, obedecendo os trâmites previstos no Código do Processo Civil. Lamento pelo Maranhão, que perde um centro de documentação e pesquisa que é uma referência nacional... Explicito, com profundo sofrimento, que essa é a minha opinião, em face da impossibilidade de seu funcionamento, por falta de meios, segundo fui informado pelos administradores da instituição. Os doadores que a sustentam suspenderam suas contribuições, pela exposição com que a instituição passou a ser tratada por alguns órgãos da mídia”, diz a nota de Sarney.
Na manhã desta segunda a assessoria do presidente do Senado informou que o Conselho Curador da Fundação José Sarney havia decidido pelo fechamento da entidade. A decisão será tomada, segundo o peemedebista, pelo Conselho em reunião ainda não marcada.
A fundação – que funciona no Convento das Mercês, em São Luis (MA) – foi alvo de denúncias durante a crise do Senado de irregularidades em um convênio com a Petrobras, onde foram desviados, segundo reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”, R$ 1,3 milhão para empresas fantasmas. Tanto a estatal, quanto a Fundação José Sarney negam irregularidades. Sarney nunca admitiu ter responsabilidade pela entidade que leva o seu nome e reúne 5 mil obras de arte, e 50 mil documentos históricos e livros. Acervo que a fundação tem com a intenção de fazer um centro de estudos e pesquisas sociais e políticas.

Nenhum comentário: