sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Gripe suína: OMS diz que uma dose da vacina é suficiente


Nesta sexta-feira (30) a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que uma dose de vacina contra a gripe suína é suficiente para proteção contra o vírus Influenza A (H1N1). Especialistas em saúde discutem a necessidade de uma ou duas doses para combater o vírus da gripe A. O dado permite estimar o número de doses da vacina que será preciso produzir.
A diretora de pesquisas com vacinas da OMS, Marie-Paule Keany, disse em teleconferência com jornalistas: “Todas as informações recebidas até agora após a vacinação - seja em testes clínicos ou em campanhas de vacinação em massa - vêm mostrando que o perfil de segurança dessas vacinas pandêmicas é muito semelhante ao da vacina contra a gripe sazonal”.
Sobre o resultado das pesquisas feitas pelo Grupo de Assessoria Estratégica de Especialistas em Imunização da OMS (SAGE), Keany, disse: “Não foi notado nada de especial em termos de eventos adversos (complicações ou morte)”.
O SAGE recomendou uma única dose a adultos e adolescentes a partir dos 10 anos de idade e as mulheres grávidas devem receber as vacinas pandêmicas. O comitê ressalvou serem necessários mais estudos para verificar a eficácia das vacinas em crianças de até 10 anos.
A Organização Mundial da Saúde informou que 25 empresas estão produzindo fórmulas da vacina contra a nova gripe. Segundo o órgão vinculado a ONU, pelo menos 5.712 pessoas morreram em decorrência da gripe suína.

Nenhum comentário: