sábado, 31 de outubro de 2009

A história do Halloween

O halloween surgiu entre os anos 600 a.C. e 800 d.C através da cultura dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha. Era a data que marcava o fim do verão e o início do inverno que acontecia entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro durante o Festival de Samhain, onde os mortos eram celebrados. Não tinha nenhuma relação com as bruxas e nem com espíritos do mal. Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. De acordo com a lenda druída, os espíritos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.
A palavra halloween é derivada da expressão hallow evening (anoitecer santificado), já que entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro acontecia a noite sagrada com a mudança do equinócio de verão para o solstício de inverno.


O termo Dia das Bruxas foi adotado pelos países de língua portuguesa. O uso de fantasias, segundo pesquisas, surgiu na França entre os séculos XIV e XV. Na época a Europa sofria com a Peste Negra e com a peste bubônica o que causou a morte de quase a metade da população do continente, para festejar o dia dos mortos as pessoas faziam representações artísticas que recordavam às pessoas mortas.
A celebração é tradicional e faz parte da cultura dos países anglo-saxônicos e com grande importância nos Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda e Canadá. A famosa frase: “Gostosuras ou travessuras” foi criada pelos EUA que popularizaram a data. O hábito de presentear com doces surgiu, possivelmente, na Inglaterra no período em que os protestantes perseguiam os católicos (1500 -1700).


A festividade também pode ter sido criada, indiretamente, pela Igreja Católica. No século IV, a Igreja da Síria, consagrava um dia para celebrar o dia de “Todos os Mártires”. O papa Bonifácio IV, três séculos depois, transformou um templo romano dedicado a todos os deuses num templo cristão e o dedicou a “Todos os Santos”. A festa que comemorava o dia, celebrada em 13 de maio, foi modificada para o dia 1º de novembro pelo papa Gregório III, o dia da dedicação na capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. No ano de 840, o Papa Gregório IV decretou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. A celebração começava com uma vigília no dia anterior (31 de outubro). A vigília foi denominada de All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando por All Hallowed Eve e All Hallow Een até chegar à palavra atual Halloween.


Dez filmes que você pode assistir na noite de Halloween:

O Bebê de Rosemary (Roman Polanski) – 1968

Psicose (Alfred Hitchcock) – 1960

Frankenstein (James Whale) – 1931

O Iluminado (Stanley Kubrick) – 1980

O Exorcista (William Friedkin) – 1973

Nosferatu (F.W. Murnau) – 1922

Os Pássaros (Alfred Hitchcock) – 1963

A Noite dos Mortos Vivos (George A. Romero) – 1968

Criaturas (Tod Browning) – 1932

O Vampiro (Carl Theodor Dreyer) – 1931

Nenhum comentário: