sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Censura: Filho de Sarney desiste da ação contra “O Estado de S. Paulo”

Fernando Sarney disse que a ação foi movida para defender seus direitos, mas que foi confundida como tentativa de censura. Foto: Arquivo

O empresário e filho do presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP), Fernando Sarney, retirou a ação que movia contra o jornal “O Estado de S. Paulo” proibindo qualquer informação sobre a Operação Boi Barrica.
Em nota, o empresário, informou nesta sexta-feira (18) que a ação foi confundida com uma tentativa de censura, mas que era necessária para defender seus direitos. “Infelizmente este meu gesto individual de cidadão teve, independente de minha vontade, interpretação equívoca de restringir a liberdade de imprensa, o que jamais poderia ser meu objetivo. Para reafirmar esta minha convicção e jamais restar qualquer dúvida sobre ela, resolvi tomar esta atitude, considerando que a Liberdade de Imprensa é um patrimônio da democracia e que jamais tive desejo de fazer qualquer censura a seu exercício”, disse Fernando Sarney.

Foto: Reprodução


No dia 22 de julho o jornal “O Estado de S. Paulo” publicou a reportagem “Gravação liga Sarney a atos secretos”, onde o jornal transcreveu uma série de diálogos entre o presidente do Senado, sua neta e seu filho sobre a nomeação do namorado da filha de Fernando Sarney para uma vaga na Casa em meio a crise na Casa. As gravações foram obtidas durante a operação Boi Barrica, da Polícia Federal, que corre em segredo de Justiça. Na quinta-feira (10) o Supremo Tribunal Federal manteve por seis votos a três a decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal que proibia o jornal de publicar qualquer informação sobre a operação.

Nenhum comentário: