quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Mercosul: Brasil aprova entrada da Venezuela no bloco econômico


Na noite desta terça-feira (15) o Senado aprovou por 35 votos a 27 a entrada da Venezuela no Mercosul. A oposição discursou contra a aprovação e recebeu críticas do governo.
O líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), disse temer que a Venezuela de Hugo Chávez dissolva o Mercosul. Para o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), a entrada do país no bloco complicará a situação na região. “A Venezuela viola a cláusula democrática do Mercosul”, disse o líder tucano. O senador Heráclito Forte (DEM-PI), disse que a votação trará insegurança para a América Latina. “A Venezuela vive hoje comandado por um militar da reserva que governa com populismo, que havia sido banido da América do Sul. Essa votação nos trará acima de tudo intranquilidade e insegurança para a América do Sul”, disse o senador.
A oposição respondeu. “Precisamos ampliar a integração na América do Sul como fez a União Europeia. Estamos falando aqui da integração muito além dos governos. O compromisso democrático sempre daremos,o Brasil será uma voz de defesa de democracia seja na Venezuela, seja em qualquer parte do mundo”, disse o líder do PT, senador Aloizio Mercadante (SP). O senador Wellington Salgado (PMDB-MG) disse que querem transformar Chávez num bicho-papão. “O discurso da oposição aqui hoje me lembra o discurso da oposição quando o presidente Lula assumiu o governo, dizendo que ele ia quebrar o país, que ia acabar a imagem do Brasil no exterior. E agora fazem o mesmo discurso contra o presidente Chávez”, disse o peemedebista.
Para que a Venezuela se torne o quinto país a integrar o bloco econômico, precisa da aprovação do Congresso do Paraguai. Argentina e Uruguai já aprovaram a entrada do país no Mercosul.

Nenhum comentário: