quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Gastronomia Especial Réveillon

Bruschetta de Caponata


Ingredientes:

1 colher (chá) de orégano;
1 pimentão vermelho em cubos médios;
Sal e pimenta-do-reino branca à gosto;
1 abobrinha em cubos médios;
6 fatias de pão italiano filão;
1 berinjela pequena cortada em cubos médios;
1 dente de alho;
1 cebola cortada em pequenos cubos;
Azeite;
Fatias de pão francês;

Em uma panela, aqueça um fio de azeite e refogue a cebola sem deixar dourá-la, acrescente beringela e a abobrinha. Sempre mexendo. Adicione o pimentão quando a berinjela e a abobrinha começarem a amolecer. Quando estiver cozido, ainda firme, desligue o fogo, coloque orégano, sal e a pimenta-do-reino à gosto. Reserve. Em uma frigideira coloque um fio de azeite e doure, em fogo baixo, as fatias de pão, uma de cada vez, dos dois lados. Esfregue o dente de alho nas fatias do pão e cubra com a caponata.


Arroz ao Champanhe


Ingredientes:

1 colher (sopa) de margarina;
4 xícaras de água fervente;
1 xícara de uvas passas;
2 xícaras de champanhe;
2 xícaras de arroz;
2 cubos de caldo de galinha;

Em uma panela, refogue por 5 minutos o arroz e as uvas passas na manteiga. Acrescente a água, o caldo de galinha e deixe cozinhar em fogo baixo até secar. Adicione o champanhe e deixe secar.


Rolinhos de Linguado com Camarão


Ingredientes:

10 filés de linguado;
2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada;
1 colher (sopa) de molho de pimenta;
3 colheres (sopa) de azeite;
2 colheres (sopa) de salsinha picada;
2 colheres (sopa) de sálvia picada;
½ xícara de molho de tomate temperado;
½ xícara de requeijão;
½ xícara de vinho branco;
Sal e pimenta-do-reino branca à gosto;
½ quilo de camarões médios limpos;
1 tomate cortado em cubos;

Após lavar e secar os filés, com toalha de papel, coloque-os numa tigela. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Em uma frigideira, aqueça 1 colher (sopa) de azeite, junte o tomate e a salsinha. Cozinhe, sem parar de mexer, até que o tomate se desmanche. Acrescente os camarões e cozinhe até que fiquem rosados, mexendo de vez em quando. Adicione requeijão, sal e misture até obter um creme homogêneo. Retire do fogo e espalhe a mistura sobre os filés. Enrole os fiiés e prenda-os com palito. Aqueça o azeite de oliva restante em uma panela, coloque os rolinhos de linguado e doure-os, virando com cuidado. Junte o molho de tomate, o vinho, o molho de pimenta, a cebolinha, a sálvia e o sal. Tampe a panela, reduza o fogo e deixe até que o peixe cozinhe. Retire os rolinhos do fogo, tire os palitos e na travessa, que for servir, coloque os rolinhos e regar com o molho do cozimento.


Pato ao Molho Cítrico


Ingredientes:

1 pato limpo;
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco;
4 colheres (sopa) de manteiga;
2 colheres (sopa) de conhaque;
4 colheres (sopa) de açúcar;
6 tangerinas;
2 laranjas;
½ limão;
Sal e pimenta-do-reino branca à gosto;

Faça um suco cítrico espremendo o limão, 1 laranja e 3 tangerinas. Descasque e separe em gomos as laranjas e tangerinas restantes. Em uma panela, refogue o pato com a manteiga. Regue com o coquanhe e flambe. Quando a chama se apagar, adicione o suco já coado. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe cozinhar em fogo médio por 30 minutos, banhando a carne de vez em quando com o caldo do cozimento. Coloque os gomos de laranja e tangerina inteiros, açúcar e vinagre. Misture, corrija o sal, se necessário, e continue cozinhando por 15 minutos, ou até que a carne esteja dourada. Na travessa que for servir coloque o pato e decore com os gomos das frutas. Em fogo alto, deixe que o caldo do cozimento encorpe e despeje sobre o prato.


Cestinhas com Chocolate


Ingredientes:

Cestinhas:

½ xícara de manteiga gelada, cortada em pedacinhos;
2 e ¼ xícaras de farinha de trigo;
½ xícara de açúcar;

Mousse:

1 e ½ xícara de creme de leite fresco batido em ponto firme;
200 gramas de chocolate em tablete meio-amargo;
100 gramas de chocolate ao leite para decorar;

Com a ponta dos dedos, misture em uma tigela, a farinha, o açúcar e a manteiga até formar uma farofa. Abra um buraco no centro da mistura e junte 5 colheres (sopa) de água. Misture até formar uma massa homogênea. Pré-aqueça o forno. Usando a massa, forre 40 forminhas de cestinhas e leve para assar em forno quente até que as bordas estejam douradas. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme com cuidado para não quebrar a massa. Reserve.
Em banho-maria, derreta o chocolate meio-amargo. Retire do fogo e deixe esfriar. Acrescente o creme de leite, misture delicadamente e recheie as cestinhas. Para decorar, derreta o chocolate ao leite, em banho-maria, e despeje sobre o mousse. Se preferir, decore com cerejas, fatias de morango ou kiwi.

Bom apetite e ótima festa!!!

Nenhum comentário: