domingo, 20 de dezembro de 2009

Religiões



Termo originado do latim “religare” – religar, juntar. A religião une o homem a Deus e une as pessoas em crenças e práticas comuns.
As religiões, os mais antigos sistemas culturais voltados à proteção e à sobrevivência dos seres humanos, criam códigos de comportamento e estabelecem uma imagem compartilhada da realidade.
Denomina-se de seita uma comunidade diferenciada em relação a uma religião, com uma cosmovisão original, bem como crenças e práticas. No Brasil a seita mais conhecida é do Vale do Amanhecer.
Algumas seitas com o passar do tempo se institucionalizaram e adquiriram respeito da sociedade, além de uma melhor situação econômica, como as igrejas Anglicana, Calvinista e Batista.

Judaísmo:


Foi fundado no Oriente Médio por Abraão, por volta do século XVII a.C. A Torá, é seu livro sagrado, contém a vontade de Deus expressa por meio de preceitos – “mitzvot” – que os homens devem seguir. A Torá é formada pelo Pentateuco, cinco livros (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio). Os judeus têm convicção de ser um povo eleito, para eles foi feita uma aliança entre Deus e os judeus mediada por Abraão.
A crença judaica afirma que Deus enviará à Terra um “Mashiac” (Messias). Os judeus seguem leis dietéticas, são proibidas determinadas carnes, como a de porco, leite e carne não devem ser misturados. A preparação das comidas segue regras conforme as prescrições da religião. A comida assim preparada são denominadas kosher, em iídiche, ou kasher, em hebraico.
Seus cultos são realizados em sinagogas. Rezam três vezes ao dia – manhã, tarde e noite. A oração pode ser individual ou coletiva, para no mínimo dez pessoas. Como sinal de reverência a Deus, cobrem a cabeça para orar, com um chapéu, o kipá.
Existem dois ramos, o liberal, que aceita a modernização do culto. Homens e mulheres podem sentar-se juntos na sinagoga, e mulheres participam da leitura do Torá. Já o ortodoxo, é mais conservador. Homens e mulheres participam separadamente do culto.
O Rosh Hashaná é o Ano Novo judaico, é comemorado nos dias 1º e 2 º do mês judaico Tishrei (Setembro e Outubro). O calendário judaico tem início na simbólica criação do mundo. O ano litúrgico termina com quatros dias de jejum em memória da destruição dos templos judaicos, em 565 a.C. e em 70 d.C. O Iom Kipur é o Dia do Perdão, onde os judeus se redimem de seus pecados, é realizado no mês Tishrei. O Sukot comemora os 40 dias em que o povo judeu ficou no deserto. Comemora-se o triunfo dos macabeus sobre o governante grego Antiquónio 4º, na festa das luzes, entre Dezembro e Janeiro, é a Hanukah, ou dedicação. A Purim lembra a história da salvação dos judeus persas. A Pessach é a Páscoa judaica, que comemora a saída dos judeus do Egito, onde eram escravizados, normalmente comemorada em Abril. Em Maio ou Junho é comemorada a Pentecostes, ou a Shavuot, que celebra o momento em que Deus entrega a Torá, ao povo de Israel, no Monte Sinai. Jerusalém e Hebron são os lugares sagrados. O judaísmo é mais importante em Jerusalém e nos Estados Unidos.


Espiritismo:


Formulado pelo professor francês Allan Kardec, no “Livro dos Espíritos” em 1857. Considera Cristo filho de Deus. Acredita no retorno do espírito à Terra em sucessivas encarnações, até atingir a perfeição, e na possibilidade de comunicação entre vivos e mortos, que recorrem a um médium, através da psicografia – onde o médium escreve com um espírito incorporado – ou da psicofonia – onde o espírito utiliza o corpo do médium para falar com os vivos. Os espíritos de luz iluminam os vivos, são conhecidos como guias, há também os encostos, espíritos inferiores, que dão más orientações. Os guias afastam os espíritos inferiores.
Os cultos se baseiam em palestras, sobre o Evangelho, segundo o espiritismo e reuniões com passes, por meio dos quais uma camada vibratória negativa pode ser retirada, é claro com o consentimento do assistido, e substituída por bons fluídos para repor os fluídos retirados. O passe atinge três fatores – pensamento, alimentação e sexo. O número de palestras e de reuniões com passes depende do número de voluntários aptos a desempenhar essas funções nos centros espíritas. Na federação espírita, há passes todos os dias. O espiritismo é mais desenvolvido e importante no Brasil.


Animismo:


Acredita que as coisas ao nosso redor ultrapassam a mera existência e possuem alma. Tudo na natureza é considerado dotado de vida, incluindo montanhas, rochas e vales. Defendem a idéia de que na natureza há entidades espirituais que não podemos ver, mas sentimos. Animais, plantas e rochas são considerados tão importantes quanto os seres humanos.


Cristianismo:


O cristianismo foi fundado no Oriente Médio, por Jesus Cristo, marca o início da Era Cristã. Segue a palavra e o exemplo de Jesus Cristo, filho de Deus, que sacrificou sua vida na cruz para a salvação da humanidade. A doutrina se baseia na ressurreição de Cristo, na mensagem de fraternidade e na promessa de salvação e vida eterna.
O cristianismo possui sete vertentes, as Igrejas Católica, Ortodoxa, Batista, Anglicana, Espiritismo, as igrejas paralelas à Reforma, (Igrejas Adventista, Mórmon ou Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Testemunhas de Jeová e Ciência Cristã) e o Protestantismo que é subdividido em Histórico (Igrejas Luterana, Calvinista e Metodista) e Pentecostal que recebe duas divisões, Tradicional (Assembléia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Evangelho Quadrangular e O Brasil em Cristo) e neopentecostalismo (Igrejas Universal do Reino de Deus, Internacional da Graça de Deus, Comunidade Sara Nossa Terra, Renascer em Cristo e Deus É Amor).


Igreja Católica:


Surge no Oriente Médio. A sede fica no Vaticano. Baseia-se nos princípios básicos do cristianismo. A Igreja Católica tem sete sacramentos – batismo, crisma, eucaristia (o corpo e sangue de Cristo), penitência (perdão dos pecados), ordem (sacerdócio), matrimônio e unção dos enfermos. Não aceita o divórcio, a anticoncepção artificial e o aborto. O clero é formado somente por homens e é celibatário. A confissão é obrigatória antes da comunhão, o fiel declara seus pecados, arrepende-se, recebe penitência e é perdoado.
O papa é considerado o sucessor de Pedro (primeiro papa da Igreja Católica Apostólica Romana). O cardeal é o mais alto dignitário após o papa e é responsável pela eleição de um novo papa, onde se reúne com os demais cardeais em conclave. O bispo é responsável, pela administração da diocese. O padre é quem recebe a ordenação sacerdotal, responsável por uma determinada paróquia.
A celebração principal é a missa, que se realiza nas igrejas, a que deve comparecer os fiéis aos domingos, a maior parte das igrejas realizam missas diariamente, há outras celebrações sem a presença do padre, que gira em torno da palavra de deus.
A Igreja Católica Apostólica Romana se considera herdeira e continuadora da missão evangelizadora de Jesus concedeu aos apóstolos. Existem outras Igrejas Católicas, como a Armênia (Líbano), a Caldéia (Iraque, Síria, Líbano e Egito), a Greco-Melquita (que adota a liturgia bizantina e árabe, atuando no Líbano, Síria, Egito e Palestina), a Maronita (Líbano), a Croata, a Ucraniana, a Grega e a Bielo-Russa. As diferenças dizem respeito, sobretudo à língua litúrgica e ao rito, o mais comum é o latino, utilizado pela Igreja Católica Romana.
A Renovação Carismática foi o movimento que surgiu na década de 60 nos Estados Unidos, junto com o movimento protestante pentecostal. Acredita que a cura é a resposta de Deus à oração e que a missa também funciona como um sacramento pelo qual Jesus cura as enfermidades, o dom de orar em várias línguas é praticado.
As datas mais importantes são a do Natal, o nascimento de Cristo. A Quaresma, os 40 dias que se seguem a partir da Quarta-Feira de Cinzas até a Páscoa, que é a ressurreição de Cristo, um período de reflexão e penitência. E Pentecostes, manifestação do Espírito Santo aos apóstolos, celebrada 50 dias após a ressurreição.
Jerusalém, Belém, Nazaré e Roma são os lugares santos. O catolicismo é a religião mais praticada no Brasil, Itália, Polônia, México e Filipinas.


Igreja Ortodoxa:


Fundada após a separação entra a Igreja Católica Romana e Ortodoxa, marcada pelo Cisma de 1054. Baseia-se nos princípios básicos do cristianismo, não aceita o papa como chefe universal da igreja, não cultua estátuas, e sim ícones, que são considerados janelas para Deus, Jesus Cristo e os santos são retratados na forma de pintura, bem como os acontecimentos cristãos. Alguns padres são casados, o casamento só é permitido antes da ordenação, os bispos são celibatários.
O chefe de cada igreja é o patriarca. O bispo se responsabiliza pelas ordenações. O padre celebra as missas, casamentos e batizados. O diácono cuida da área social e da administração, além de participar das celebrações, por da leitura bíblica.
A liturgia é mais longa que a católica e recorre a cultos, seguindo assim o rito bizantino.
As Igrejas Ortodoxas Grega, Russa e Sérvia se diferem em relação ao calendário, que varia entre 13 dias de um ramo para outro, principalmente Ortodoxa Grega e Russa. Celebram a Páscoa, o Natal, Pentecostes, Domingo de Ramos e Ascensão de Cristo, que se igualam as datas da Igreja Católica. Comemoram também a Circuncisão de Cristo, Epifania, Exaltação da Santa Cruz, Anunciação de Nossa Senhora, Dormição de Nossa Senhora (morte física), Natividade de Nossa Senhora e Apresentação de Nossa Senhora no Templo, comemorações que duram o ano todo.
Os lugares santos são Jerusalém, Belém e Nazaré. Na Grécia, Rússia, Romênia, Ucrânia e Síria é mais praticada.


Igreja Anglicana:


Surgiu na Inglaterra, no século III. Marcada pelo rompimento do rei inglês Henrique VIII como o papa Clemente VII, em 1534, que marca o rompimento total com a Igreja Católica. A sua sede fica na Cantuária que foi estabelecida em 597.
Baseia-se no tripé Escrituras – Tradição – Razão. As Igrejas Anglicanas são autônomas nos diferentes países que se encontra como Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e África do Sul. Não há um órgão central, a eleição dos bispos é realizada pelo clero e pelos leigos. O divórcio não é permitido e o clero é formado por homens, o que se assemelha com o catolicismo, porém, algumas mulheres recentemente estão fazendo parte do clero e os casamentos de membros do clero são permitidos.
Na hierarquia o arcebispo é mais importante, seguido por bispo, reverendo e diácono – que não celebra missa.
A celebração principal é a missa, realizada principalmente aos domingos, há igrejas ou paróquias com missas diariamente. Há outras celebrações sem a presença do reverendo, que gira em torno da palavra de Deus.
A forma da Igreja Anglicana conhecida nos Estados Unidos é a Episcopal. As datas importantes são as mesmas seguidas pela Igreja Católica. Jerusalém, Belém, Nazaré e Cantuária são as lugares santos, segundo os preceitos da religião.


Igreja Batista:


Os batistas reivindicam como origem movimentos de renovação anteriores a Lutero. Defendem três teorias – são originários dos anabatistas, que pregavam o rebatismo dos fieis; descendem dos que foram batizados por João Batista no Rio Jordão, mantendo assim uma sucessão histórica ininterrupta, conhecida pela sigla JJJ, Jerusalém-Jordão-José; surgiram de movimentos separatistas ingleses, no início do século XVII.
Valoriza o batismo e defende sua realização a partir do momento em que uma pessoa consegue reconhecer seus pecados. O batismo deve ser feito por meio da imersão na água, realizado no batistério. Acreditam que a salvação não está relacionada às boas obras.
O pastor dirige as igrejas. Os cultos se realizam normalmente às quartas e domingos, não há separação entre homens e mulheres, há sermões sobre diversos temas, à luz da bíblia.
A Convenção Batista Brasileira é a responsável pela evangelização, enquanto a Convenção Brasileira Nacional destaca os dons do Espírito Santo, como a fala usando línguas desconhecidas, cura, profecia e sabedoria. Os cultos são mais livres que os da Convenção Brasileira, e incluem palmas, por exemplo.
São comemorados o Natal, a Páscoa, os dias da Educação Feminina, do Pastor, da Educação Teológica e da Bíblia. A Igreja Batista é seguida nos Estados Unidos e no Brasil.


Protestantismo:


Movimento cristão surgido com a Reforma protestante, realizada no século XVI, por Martinho Lutero, teólogo alemão, que rompeu com a Igreja Católica.
Os protestantes não reconhecem a autoridade do papa. Lutero aboliu a confissão obrigatória, o jejum e o celibato, não aceitam a culto à Maria e aos santos. A maioria dos protestantes aceita o divórcio e o uso de métodos anticoncepcionais.
O Protestantismo Histórico compreende as igrejas formadas a partir da Reforma, como a Luterana, a Calvinista e a Metodista.


Igreja Luterana:


Fundada na Alemanha, por Martinho Lutero, é a primeira igreja saída da Reforma. Baseia-se nos princípios gerais do protestantismo. Só aceita os sacramentos do batismo e da Santa Ceia. A comunidade pode escolher seus pastores, e todos os batizados são considerados sacerdotes. Acentua-se a autoridade única da Bíblia, não sendo necessária a interpretação de um sacerdote, em alguns ramos, as mulheres podem ser pastoras.
A hierarquia é formada somente por pastores, porém diferenciados, pastor-presidente que é o responsável por todas as igrejas, pastores sínodos, que presidem as assembléias, e o pastor que comanda os cultos.
Os cultos são realizados somente aos domingos, e a maioria das igrejas fica fechada nos outros dias da semana. A prédica (sermão) é baseada em textos bíblicos para discutir temas diversos e dar orientações para a vida cotidiana. Há um culto com a Santa Ceia (pão e vinho ou suco de uva, que representam o corpo e o sangue de Cristo), que ocorre uma ou duas vezes ao mês.
A Federação Luterana Mundial acredita que o texto bíblico é inspirado pelo Espírito Santo, mas deve ser analisado conforme o contexto. No Brasil é representada pela IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil.
O Conselho Luterano Internacional é mais conservador, formado sob a liderança do Sínodo de Missouri, nos Estados Unidos. Acredita que o texto bíblico é de inspiração verbal do Espírito Santo. Sua representação no Brasil fica por conta da IELB – Igreja Evangélica Luterana do Brasil.
Celebram o Natal, e as datas que seguem a partir da Quaresma e dura até a Pentecostes, como a Igreja Católica, além de comemorar o Dia da Reforma (31 de Outubro).
Os lugares de importância religiosidade são Jerusalém, Belém e Nazaré. A religião luterana é praticada na Alemanha, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Estados Unidos e Canadá.


Igreja Calvinista:


Criada no século XVI na França pelo teólogo João Calvino. Além dos princípios gerais do protestantismo, afirma o dogma da predestinação, segundo o qual o homem está destinado à salvação ou à condenação por escolha divina, basta escolher o caminho correto.
No aspecto hierárquico, quem comanda a igreja é o Conselho de Sábios, escolhido pelos membros da comunidade, em seguida está o pastor que é responsável pelos cultos.
A liturgia é semelhante a da Igreja Luterana. No Brasil, os grupos de tradição calvinista mais importantes são os presbiterianos.
As comemorações seguem do Advento, o período de quatro semanas antes do Natal, a Semana Santa, a Páscoa e Pentecostes.
O calvinismo é cultuado principalmente na França, nos Estados Unidos, Canadá e Holanda.


Igreja Metodista:


Fundada na Inglaterra por John Wesley em 1738, que fazia reuniões metódicas para exercícios espirituais – originando daí o nome metodista – fundou sociedades metodistas dentro da Igreja Anglicana. Não tinha a intenção de fundar uma nova igreja, e para provar isso morreu como anglicano.
A doutrina metodista se baseia nos princípios gerais do protestantismo. Aceita o batismo simbólico das crianças, defende ser a palavra de Deus suficiente para a salvação e rejeita a doutrina da predestinação, acredita na cura divina e na manifestação do Espírito Santo.
O Concílio Geral reúne os representantes de várias igrejas metodistas de um país discutem as diretrizes gerais da igreja e elegem os bispos.
O Colégio de Bispos é formado por um bispo-presidente e mais sete bispos de região, sendo responsáveis por oito regiões no país, dirigem a parte doutrinária e espiritual da igreja.
A parte administrativa é formada pela Coordenadoria de Ação Missionária, constituída por três bispos, três pastores e seis leigos.
Os bispos são responsáveis por uma determinada região, que é dividida em três distritos, esses distritos reúnem algumas igrejas. Os pastores comandam as igrejas.
A Igreja Metodista realiza os cultos aos domingos, não há distinção entre homens e mulheres na participação do culto. A comunidade participa por meio de cantos, leitura da Bíblia e oração. O sermão aborda assuntos como familiares e da sociedade. A Santa Ceia é realizada somente no primeiro domingo do mês.
Há algumas distinções em relação ao batismo, entre alguns ramos da igreja. Na Igreja Metodista do Brasil, o batismo é realizado através da aspersão – água na cabeça, enquanto a Igreja Metodista Livre o batismo é realizado pela imersão na água. A Igreja Metodista do Brasil tem projetos sociais, como a Igreja Metodista Unida – que é mais difundida nos Estados Unidos.
As comemorações se igualam as da Igreja Católica, em relação ao Natal e à Semana Santa. Jerusalém, Belém e Nazaré são os lugares sagrados.

O Protestantismo Pentecostal é corrente do protestantismo que surgiu em Topeka em 1901 e Los Angeles em 1906 – cidades norte-americanas – em relação à falta de fervor evangélico entre os metodistas. Difundiu-se rapidamente nos Estados Unidos e nos países do Terceiro Mundo.
Os pentecostais acreditam nos dons do Espírito Santo, como a cura, a profecia, a sabedoria e a glossolalia – fala em línguas desconhecidas.
Os cultos pentecostais são caracterizados pela forte emoção e a expressão de êxtase, a pregação do Evangelho é feita de forma coletiva e em voz alta, a maioria das igrejas cobra o dízimo. O Pentecostalismo é dividido em tradicional e neopentecostalismo.

Tradicional

Assembleia de Deus:


Surgiu no Brasil, em 1911, através de uma cisão dos batistas de Belém (Pará), sob a influência de dois missionários pentecostais suecos vindo dos Estados Unidos. Organizou-se nos moldes do pentecostalismo americano, é a maior igreja pentecostal do Brasil. É mais cultuada no Brasil e nos Estados Unidos.
Acredita nos dons do Espírito Santo. Nos cultos, os fiéis cantam e oram em voz alta, com os braços estendidos. Há cultos, cujo templo permanece de portas abertas e outros que são restritos. Os simples crentes também podem pregar. Enfatizam a pregação do Evangelho, cobram o dízimo e não cultuam os santos e nem a Maria.
O pastor dirige o culto e participa de convenções ministeriais, o responsável pela divulgação da religião é o evangelista, que também dirige os cultos, a realização de casamentos fica por conta do presbítero. A autoridade mais alta e conseqüentemente de maior responsabilidade é a Convenção de Pastores. Comemoram a Santa Ceia uma vez por mês.


Congregação Cristã do Brasil:


Nasceu de uma cisão dos presbiterianos. Formada no Brasil em 1910, por Luigi Francescon. Acredita nos dons do Espírito Santo, também não cultuam os santos e nem a Virgem Maria. Não há a cobrança de dízimo, o batismo é realizado pela imersão em água corrente.
Durante os cultos realizados nas Casas de Oração, aos sábados e domingos, homens e mulheres se sentam separadamente, as mulheres participam com as cabeças cobertas. Qualquer crente homem pode pregar.
Comemoram a Santa Ceia somente uma vez por ano. A Congregação Cristã tem grande importância no Brasil, Argentina, Portugal e Itália.


Evangelho Quadrangular:


Criada nos Estados Unidos, em 1918, chegou ao Brasil na década de 40. Enfatiza o dom da cura e da capacidade de falar em línguas desconhecidas.


O Brasil para Cristo:


Fundada, em 1955, pelo brasileiro Manuel de Melo, que foi pastor da Assembléia de Deus e da Assembléia do Evangelho Quadrangular. Os cultos são marcados pela espontaneidade nas orações e pelo testemunho dos fiéis, que também podem pregar.


Neopentecostalismo

Nascido no século XX dá maior ênfase aos rituais de exorcismo e cura. Segue a teologia da felicidade, do sucesso e da prosperidade que devem ser encontrados nesta vida. Os neopentecostais têm hábitos morais menos rígidos que os pentecostais tradicionais.


Igreja Universal do Reino de Deus:


Fundada em 1977 por Edir Macedo é a principal igreja neopentecostal do Brasil.
Baseia-se nos princípios gerais do cristianismo, acredita que o mundo está tomado por demônios e a tarefa dos pastores é exorcizá-los. Os responsáveis pela igreja são os bispos primazes e os pastores. Comemoram a Santa Ceia duas vezes por mês.
Além dos lugares sagrados tradicionais do cristianismo, consideram o Monte Sinai de suma importância religiosa. A partir do Brasil se espalhou para as Américas do Norte e do Sul, Europa e África.


Igreja Internacional da Graça de Deus:


Fundada no Rio de Janeiro, em 1980, tem a doutrina parecida com a da Universal do Reino de Deus.


Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra:


Foi fundada em Goiás, em 1976, com a doutrina parecida com a da Universal do Reino de Deus.


Renascer em Cristo:


Foi fundada em São Paulo, em 1986, com a doutrina parecida com a da Universal do Reino de Deus.


Deus é Amor:


Criada por Davi Miranda, em São Paulo, em 1962, com uma doutrina que se assemelha a da Universal do Reino de Deus.


Igrejas Paralelas à Reforma


Igreja Adventista do Sétimo Dia:


Fundada nos Estados Unidos por William Miller, que anunciava a volta de Cristo à Terra em 1844. Apesar de não realizada a profecia, a igreja, com novos líderes, continuou a incorporar fiéis. Existe no Brasil desde 1894.
Acredita que a volta de Cristo está próxima e que os mortos dormem, inconscientes até a ressurreição.
Os cultos são realizados no sábado – dia sagrado – e com reuniões aos domingos – evangelização – e às quartas – dias de oração.
Faz parte da hierarquia o pastor, que realiza os cultos, batismo e casamento. O ancião auxilia o pastor na administração, e o diácono também realiza cultos.
O principal ramo da Igreja Adventista é a Igreja Adventista do Sétimo Dia, Movimento de Reforma e Igreja Adventista da Promessa.
A religião é mais praticada no Brasil, Estados Unidos, África do Sul, Angola e Zimbábue.


Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias:


Popularmente conhecida com Igreja Mórmon – nome do livro que o fundador teria recebido das mãos e um profeta Moroni.
Fundada em 1830, pelo norte-americano Joseph Smith. A sede da Igreja fica em Salt Lake City, cidade norte-americana do estado de Utah. Existe no Brasil desde 1928.
Possui quatro livros canônicos – “Livro Mórmon”, Bíblia, “Doutrina e Convênios” e “Pérola de Grande Valor”. Acredita que o casamento não termina com a morte e faz ordenanças especiais de ligação da família para a eternidade.
Os presidentes de estacas administram a diocese, o bispo é responsável pela paróquia e por seus membros, os élderes são os missionários. A cúpula administrativa é formada pelo presidente, primeiro e segundo conselheiros.
A reunião sacramental é a forma como o culto é conhecido, devido a aceitação do sacramento – água e pão, que simbolizam o sangue e o corpo de Cristo, é realizada aos domingos. São discutidos temas diversos, como saúde, espiritualidade, além da oração.
A capela é onde se realiza a reunião sacramental e o templo é usado somente para cerimônias especiais, como o casamento. É praticada nos Estados Unidos, Brasil e México.


Testemunhas de Jeová:


Surgiu nos Estados Unidos no final do século 19. Até 1931, eram conhecidos como Estudantes da Bíblia. Está no Brasil desde 1923. Rejeita as noções do inferno e de imortalidade da alma, acredita que o Diabo influencia os governos humanos. Os fiéis defendem a prática de uma vida moderada e a submissão das mulheres aos homens, condenam a política, a ciência e as religiões, se recusam a prestar serviço militar e não aceitam a transfusão e sangue. O Corpo Governante é o órgão central da igreja.


Ciência Cristã:


Fundada nos Estados Unidos, no século 19, pela norte-americana Mary Baker Eddy.
Na sua doutrina não considera que Jesus Cristo seja Deus. Jesus era um homem que manifestou o Cristo em uma idéia divina. Pratica um sistema alternativo de cura que nunca é aplicado simultaneamente o tratamento médico tradicional. Acredita que a cura ocorre apenas por meios espirituais, pela aplicação de leis divinas. Deus, infinito e única inteligência do Universo, é Pai e Mãe. Vida, Verdade, Amor, Princípio, Espírito, Alma, Mente, são termos usados como sinônimos de Deus.
Os cultos se realizam todas às quartas e domingos.
Comemoram o Natal e a Páscoa nas mesmas datas que a Igreja Católica, e Ação de Graças, que é normalmente comemorada em novembro.
A Ciência Cristã é mais praticada nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Inglaterra, África do Sul e Austrália.


Islamismo:


Surgiu na Península Arábica, pelo profeta Muhammad (570-632). O termo Maomé não deve ser usado, pois é uma transliteração malfeita do nome árabe. Baseia-se no Alcorão e nos atos, ditos e ensinamentos de Muhammad. Os mulçumanos seguem cinco pilares fundamentais – testemunhar que “não há deus senão Deus, e que Muhammad é o mensageiro de Deus”; orar cinco vezes ao dia em direção a Meca, que é o lugar e berço do islamismo e se possível a oração deve ser feita na mesquita; pagar tributo, Zakat, que corresponde 2,5% da renda anual do muçulmano, para a caridade; jejuar no mês de Ramadã, época em que comer, beber e manter relações sexuais são atividades proibidas entre a alvorada e o anoitecer; fazer uma peregrinação a Meca pelo menos uma vez na vida, para aqueles que têm condições.
Não há hierarquia, existe uma articulação variável conforme o país, entre autoridades políticas e ulemas, que são os “doutores da lei”.
Os sunitas aceitam aceitaram a sucessão estabelecida após a morte de Muhammad e seguem a “sunnat annabi”, tradição do profeta. Correspondem a mais de 85% dos muçulmanos de todo o mundo, os países que apresentam maioria sunita são Arábia Saudita, Síria, Egito e Indonésia.
Os xiitas pertencem ao “shiaat Ali”, partido de Ali. Não concordam com a sucessão estabelecida após a morte de Muhammad e acreditam que Ali devia ter sido o primeiro califa muçulmano – khalifa, em árabe, quer dizer sucessor. Para os xiitas, a linhagem sucessória devia ter sido formada por descendentes do profeta – Ali era primo e genro de Muhammad. Predomina no Irã.
Ramadã é o mês sagrado em que Muhammad recebeu a primeira revelação divina. É o nono mês do calendário muçulmano, o calendário lunar, que começa em 622 d.C., com a ida do profeta Muhammad de Meca para Medina. O Eid al Fitr marca o fim do jejum realizado durante o Ramadã.
O Eid al Adha, é a festa do sacrifício. Comemora o sacrifício que Deus exigiu de Abraão, para testar sua fé. Os muçulmanos acreditam que seu filho Ismael ia ser morto, mas foi poupado por Deus, para os judeus quem seria morto era Isaac.
Além de Meca e Medina, Jerusalém também é uma Terra sagrada.
O islamismo é mais praticado nos países árabes, Irã, Indonésia, Paquistão e Turquia.


Religiões Afro-americanas:


Candomblé:


Chegou ao Brasil por meio dos escravos, que a trouxeram da África. Cultua os orixás, deuses das nações africanas dotados de sentimentos humanos. Cada orixá domina um elemento da natureza e gosta de determinados alimentos. A divindade suprema é Olorum. Para conhecer a vontade dos orixás, é preciso recorrer ao jogo de búzios, que somente a mãe ou o pai-de-santo podem jogar.
Seguindo a hierarquia, o babalorixá é o pai-de-santo chefe do terreiro. O ogã e equede não incorporam orixás, mas têm funções importantes. Há diversos tipos de ogã, alguns tocam atabaque, outros cuidam das oferendas de animais. A equede cuida do orixá quando incorporado, faz comida e realiza outras funções. O ebômi é o filho ou filha-de-santo graduado, depois da obrigação de sete anos – recolhimento feito após um período de sete anos, onde a pessoa aprende a participar dos rituais, faz comida, etc. O iaô é o filho ou filha-de-santo iniciado há menos de sete anos. O abiã é o aspirante a iniciação.
Os terreiros fazem oferendas aos orixás, a maioria diariamente. As oferendas são realizadas com diversos alimentos, para pedir benefícios ou agradecer por eles, incluindo milho, feijão, animais e ervas. Há também festas, com danças, durante as quais os orixás “descem” nos seus filhos.
Há diversos ramos, com costumes diferentes, segundo a origem. Os principais são keto, angola e gege. Diferem em relação à língua, às danças e ao toque do atabaque dedicado ao orixá, além dessas distinções, os cultos recebem nomes diferentes em relação à região do Brasil – candomblé na Bahia, xangô em Pernambuco, Sergipe e Alagoas, tambor-de-mina no Maranhão e batuque no Rio Grande do Sul.
Comemoram as festas anuais em homenagem aos orixás, o calendário de festas varia de um terreiro para o outro.
Além dos lugares santos como Ife, Osogbo e Oyo, ambos na Nigéria. Angola, Costa do Marfim e Moçambique são de grande importância.
É muito praticada nos países africanos de Angola, Nigéria e Benin, mas tem muitos seguidores no Brasil.


Umbanda:


Surgiu no Rio de Janeiro, nos anos 30. Formada a partir de crenças e rituais africanos, indígenas e europeus. Acredita que o universo é povoado por entidades espirituais, os guias, como o Caboclo, o Preto Velho e a Pombagira. Eles entram em contato com os homens por meio de um iniciado – o médium – que os incorpora.
Os pais ou mães-de-santo são as principais autoridades, presidem as sessões e incorporam as entidades. Os filhos e filhas-de-santo são os médiuns que incorporam guias. Ogã fica responsável por tocar o atabaque. O cambone é o auxiliar, anota tudo que o Preto Velho diz, além de preparar o fumo.
Adeptos fazem oferendas nas sessões de umbanda. Há também sessões de consulta, em que as pessoas conversam com as entidades, a fim de obter ajuda. O chefe do culto é a babá – sacerdote feminino – ou o babalaô – sacerdote masculino.
Os terreiros são autônomos, mas há várias federações estaduais.
Comemoram dos dias de Oxóssi, Ogum, pretos velhos, Oxum, Abaluê, Xangô, Iemanjá, Oxalá. As datas podem variar em diferentes regiões do país.
A umbanda tem grande importância no Brasil.


Vodu:


Crença e culto religioso originário da África, onde continua vigente – Congo Nigéria e Benin. É comum no Haiti, inclui sacrifício de animais e possessões. Por meio de transe, o praticante interage com a divindade. Assemelha-se ao candomblé.


Santeria:


Religião comum em Cuba, de origem africana é muito semelhante ao candomblé.


Religiões orientais:


Hinduísmo:


As tradições do hinduísmo remontam ao segundo milênio antes de Cristo, na Índia. A doutrina foi consolidada ao longo dos séculos seguintes.
A divindade é vista como uma tríade principal – Brahma, o criador; Vishnu (Krishna), o preservador e Shiva, o destruidor. Há milhares de deuses e deusas, considerados aspectos diversos da divindade. Os seres humanos estão inseridos num ciclo de vida e morte (samsara). Esse ciclo acaba quando a alma, depois de sua total purificação, alcança a libertação definitiva. Quem fez o bem renasce num ser mais nobre, e quem faz o mal renasce numa pessoa pertencente a uma casta inferior ou no corpo de um animal. O texto mais importante é o “Bhagavad Gita” que é o “Canto Sublime” ou “Canto do Divino Mestre”. Não há conversão, só pode ser hindu quem nasce hindu.
A estrutura de castas determina os lugares diferentes na sociedade e os tipos de relacionamento, incluindo casamentos, que normalmente não ocorre em pessoas membros de castas diferentes. Há quatro castas mais importantes – sacerdotes ou brâmanes, dirigentes, agricultores e comerciantes e os artesãos. Os párias estão fora das castas, são formados por excluídos de uma casta e crianças nascidas de relacionamento incestuoso ou de adultério. O sistema de castas foi abolido pela Constituição da Índia de 1949, mas ainda vigora em parte do país, principalmente fora dos grandes centros urbanos.
A oração deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia, ao nascer e ao pôr-do-sol. Rezam ou cantam trechos dos Vedas – livros sagrados, formados por quatro coleções: Rigveda, Samaveda, Yajurveda e o Atharvaveda. Fogo e flores são oferecidos à divindade que se quer honrar.
Os principais ramos são Vaishvanismo – considera Vishnu ou Krishna a principal divindade e o Shivaísmo – considera Shiva, o destruidor, a principal divindade.
As grandes festas variam de acordo com as regiões e as divindades celebradas. Em geral, reúnem multidões. Estão entre as mais importantes, as festas que celebra a primeira colheita de arroz e honra os animais domésticos, no sul da Índia, a festa que homenageia Shiva, durante a qual os fiéis passam a noite no templo, e a festa em honra de Krishna, que anuncia a chegada da primavera.
O Rio Ganges e a cidade de Benares (Varanasi) são os lugares de peregrinações. O fiel deve mergulhar, ao menos uma vez na vida, nas águas do rio sagrado. A grande esperança é poder morrer na beira do Ganges, para que a alma purificada de todos os pecados possa alcançar a purificação definitiva.
O hinduísmo é praticado na Índia, Sri Lanka e Malásia.


Hare Krishna:


Movimento religioso fundado nos Estados Unidos, em 1966, pelo indiano A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Existe no Brasil desde 1972. Prega a adoração a Krishna, suprema personalidade de Deus. Os seres humanos são considerados servos eternos de Krishna.
O culto pode ser individual, congregacional e com instrumentos musicais. As principais comemorações são a Janmastami (aparecimento de Krishna), em Agosto ou Setembro, e Goura Purniman (comemora o aparecimento de Sri Caitanya Mahaprabhu, avatar de Krishna nesta era), em Março.
Mayapur, onde Mahaprabhu apareceu em 1486, e Vrndavana, na Índia são considerados lugares sagrados.


Budismo:


Surgiu na Índia o século VI a.C., fundado por Siddharta Gautama, o Buda (o esperto, o iluminado). No Brasil, missionários budistas chegaram com os imigrantes japoneses desde 1908. Professa a crença na transmigração das almas (metempsicose).
Os seres podem assumir diferentes formas, animal, humana e outras, e estão sujeitos a um processo de nascimentos e mortes sucessivos. Cada pessoa pode se aperfeiçoar e se libertar do ciclo eterno de morte e renascimento, nesse caso a pessoa o nirvana – estado de paz e plenitude. Para chegar ao nirvana, é preciso seguir os ensinamentos de Buda, que não é considerado um deus.
O budismo é mais considerado como uma filosofia e vida do que uma religião. A doutrina é baseada nas quatro verdades – as três primeiras são: a existência implica dor, a origem da dor é o desejo, e o fim da dor só é possível com o fim do desejo, a quarta verdade prega que a superação da dor só pode ser alcançada por oito caminhos: compreensão, pensamento, palavra, ação, modo de vida, esforço, atenção e meditação corretos.
Há várias escolas, entre elas a tibetana – cujo chefe espiritual é o Dalai-Lama, considerado a encarnação de Buda –, a Terra Pura e o zen-budismo. Cada escola tem procedimentos e algumas crenças diferentes. O zen-budismo enfatiza a meditação, e a Terra Pura, a recitação do nome de Buda. Para parte do budismo, a vida monástica é o caminho ideal para chegar à perfeição.
Os principais ramos do budismo são, o Mahayana (Grande veículo) – mais liberal. Os ensinamentos são mais abertos, destinados a todos. Acredita que todos podem se tornar budas. Monges podem casar. No Brasil, a maioria das escolas seguem este ramo, e o Hinayana (Pequeno Veículo) – mais conservador. O estudo é voltado para o monge. Considera apenas um Buda, da Índia (Shakiamuni) monges não podem ter relação sexual.
A festa mais importante é o nascimento de Buda, celebrado em Maio, na noite de lua cheia. A morte de Buda é lembrada em 15 de fevereiro, os budistas lêem o último sermão de Buda e fazem um altar com sua imagem, flores, velas, e incenso. No Brasil, as atividades ligadas à lembrança dos mortos, nas famílias ou coletivamente são realizadas no dia 18 de junho e no Dia de Finados.
O budismo tem grande destaque na China, Nepal, Índia, Japão, Sri Lanka, Tailândia, Camboja, Laos e Vietnã.


Taoísmo:


Surgiu a partir dos ensinamentos do sábio chinês Erh Li, o Lao Tse – velho mestre – que viveu no século VI a.C. Os taoístas consideram que tudo no mundo é formado por elementos opostos, yin e yang, que estão em eterno movimento e se transformam uns nos outros. Vida e morte são aspectos da mesma realidade. Os taoístas cultuam seus ancestrais.


Xintoísmo:



O livro sagrado é o Kojiki – narração das coisas antigas – que narra a história do Japão desde a criação do mundo até 628. Seus membros acreditam que o Sol, a Lua, as florestas e os rios possuem um espírito que pode fazer mal ou bem. Além de adorar a natureza, os xintoístas adoravam também o imperador. Após a Segunda Guerra, a devoção ao imperador se enfraqueceu. Hoje os membros do xintoísmo fazem oferendas aos antepassados e aos deuses.


Bahá’í:


Fundada no Irã, por Hussein Ali, que se declarou Bahá’u’lláh – glória de Deus – uma manifestação de Deus. O “Livro Mais Sagrado” e o “Livro da Certeza” estabelecem leis e explicam a natureza de Deus e da religião, contém ainda meditações, orações e sermões.
Os bahá’ís acreditam na unidade de todas as religiões e na igualdade dos sexos. Os templos são abertos para membros de qualquer religião. Os bahá’ís oram diariamente e jejuam 19 dias por ano. A religião está presente em países como Índia, Estados Unidos, Canadá, Uganda, Bolívia e Austrália.

3 comentários:

Anônimo disse...

Poxa...muito bem fundamentado...

Anônimo disse...

wow ....gostei muito de ler! parabens pra quem fez toda essa pesquisa.

Anônimo disse...

otimo comentario sobre religiões