sábado, 25 de abril de 2009

Gripe suína: Ministro da Saúde diz que Brasil está em alerta

Na noite desta sexta-feira (24) o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou em nota que todas as secretarias estaduais de saúde estão em alerta para possíveis casos de doenças respiratórias agudas em decorrência da gripe suína, mesmo não havendo evidências de casos no Brasil.

Veja a nota na íntegra:

“Com relação à ocorrência de casos humanos de influenza suína no México e nos Estados Unidos, o Ministério da Saúde informa:
1. Não há evidencias da circulação do vírus da influenza suína no Brasil, nem em humanos, nem em animais.
2. O país conta com uma rede de vigilância para monitorar a circulação das cepas de vírus respiratórios composta por 19 Centros de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Rede CIEVS).
3. Todas as Secretarias Estaduais de Saúde também foram acionadas para intensificar o processo de monitoramento e detecção oportuna de casos suspeitos de doenças respiratórias agudas, a partir da rede de vigilância de influenza e de laboratórios.
4. Desde 2005, o país tem um plano de preparação para o enfrentamento de uma possível pandemia de influenza.
5. As vacinas contra influenza atualmente disponíveis não oferecem proteção contra infecção deste vírus. Portanto, até o momento, não há indicação de uso da vacina contra influenza como medida de prevenção e controle para este evento.
6. A Organização Mundial de Saúde não recomendou restrições de viagens às áreas afetadas, nem de entrada de passageiros vindos desses países.”

México

O Ministro da Saúde do México, Jose Angel Cordova, informou e coletiva nesta sexta-feira (24) que 20 pessoas morreram por um surto de um novo tipo de gripe no país e que 1.004 pessoas estão infectadas em todo o México. “É um vírus suíno que sofreu uma mutação e em algum momento foi transmitido a humanos”, disse o ministro à rede de televisão Televisa.
O vírus é um vírus de gripe A, o H1N1 contém DNA típico de vírus aviários, suínos e humanos, incluindo elementos dos vírus suínos europeus e asiáticos.
A Organização Mundial de Saúde disse que há preocupação, já que existem 800 casos semelhantes à gripe no México e um novo surto nos Estados Unidos. A OMS confirmou a convocação de um encontro de emergência para discutir o assunto.
Na Cidade do México as aulas foram canceladas nesta sexta-feira, após o número de mortos ter aumentado nas últimas semanas por doenças semelhantes à gripe. Cordova disse que não há necessidade do fechamento das fronteiras mexicanas porque o número de mortos estava desacelerando. Nas estações de metrô pessoas usavam máscaras cirúrgicas para proteger seus rostos.
A OMS disse que ativou o Centro de Operações de Saúde Estratégicas, o controle usado em eventos agudos de saúde pública, e está em contato diário com as autoridades do México, Estados Unidos e Canadá.

Nenhum comentário: