domingo, 12 de abril de 2009

Os Líderes do Mercado Mundial


À esquerda Bill Gates, da Microsoft. À direita Fujio Mitarai,da Canon. Ao centro Michael Dell,da Dell

O perfil da liderança que predominava no mundo dos negócios há mais de 20 anos, o modelo vertical, onde o líder comanda sozinho a sua empresa está perdendo espaço e chegando ao fim, hoje as empresas optam por formar uma equipe horizontal, onde o chefe lidera com a participação de seus subordinados.
Segundo muitos especialistas, essa nova forma de comando, aumenta a produtividade, diminui a hierarquia e consequentemente também as disputas internas.
Dentro de um determinado grupo de líderes, ainda existe aquele chefe autoritário típico do passado, porém ele divide o comando do panorama econômico com outros dois líderes, o consultativo, que consulta seus subordinados antes de tomar qualquer decisão, e o participativo, que envolve todos os liderados na decisão.
Em muitas empresas, dentro de uma sala de reuniões, todos querem ouvir a opinião de um determinado sujeito que não é o líder, porém isso não quer dizer que o líder é uma pessoa fraca ou sem atitude, especialistas afirmam que essa característica é de um sujeito que tem a habilidade de compreender as reais necessidades do grupo, por isso sempre as suas idéias são respeitadas.

Perfil de um grande líder

Fala outros idiomas
É estratégico
Sabe ouvir, mesmo sendo pressionado
Não tem medo de correr riscos
Estimula as pessoas a serem líderes
Valoriza as inovações, mas não perde os valores da corporação
Possui agressividade positiva
É comunicativo e sabe respeitar e administrar as diferenças
Direciona as pessoas a terem noções de autogerenciamento
Dissemina as informações
É pró-ativo e inspira a pró-atividade

Um grupo consegue detectar seu líder quando ele consegue mostrar as pessoas ao seu redor as melhores condições de sobrevivência.
Um líder pode ser sim brincalhão e risonho, isso não comprometerá a sua imagem, o importante é saber o momento oportuno.


Líderes mais respeitados do mundo


1º - Bill Gates, Microsoft

2º - Jack Welch, ex - GE

3º - Carlos Ghosn, Nissan

4º - Warren Buffett, Berkshire Hathaway

5º - Michael Dell, Dell

6º - Hiroshi Okuda, Toyota

7º - Jeffrey Immelt, GE

8º - Carly Fiorina, Hewlett-Packard

9º - Steve Jobs, Apple

10º - Fujio Mitarai, Canon


As Mulheres no Mercado de Trabalho


Algumas empresas estão investindo na participação feminina no mercado de trabalho. As mulheres ocupavam uma margem de 20% no mercado em 2004. Um ano depois o número saltou para 38%, em alguns casos as mulheres ocupam cargos de chefia, porém a maioria das diretorias das empresas continua sendo comandada por homens. Os homens são mais considerados como líderes, e as mulheres são tidas como melhores organizadoras e comunicativas.
Entre 1976 e 2002 as mulheres representavam 28% da mão de obra, hoje 50%, para alcançar quase o dobro da força de trabalho, as mulheres precisaram equilibrar a dupla jornada de trabalho.
Um outro fator que prejudica a mulher é a questão da maternidade, já que muitas mulheres não conseguem fazer a conciliação trabalho – vida doméstica. Algumas comodidades fazem com que o ambiente de trabalho feminino se diferencie na qualidade e no desempenho do ambiente masculino, tanto que algumas empresas oferecem horários flexíveis, apoio à gestação, academia e cabeleireiros, vários atrativos que fazem com que a mulher se sinta mais feminina no ambiente de trabalho.
O Great Place to Work Institute criou uma lista com as 30 melhores empresas para a mulher trabalhar.

A tabela abaixo é das 10 melhores empresas e está relacionada ao ranking das 30 do Great Place to Work Institute.

Nenhum comentário: