quarta-feira, 22 de abril de 2009

Ministros do Supremo batem boca em sessão


Os ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), discutiram durante a sessão plenária no final da tarde desta quarta-feira (22), quando o tribunal julgava um recurso do governo do Paraná sobre a constitucionalidade de uma lei que incluía os funcionários privados dos cartórios do estado no sistema de previdência, a lei estadual de 1999 que criou o Sistema de Seguridade Funcional do Estado do Paraná. Joaquim Barbosa pediu detalhes do processo, mas o presidente do STF disse que o ministro havia faltado à sessão que deliberou o assunto.
O bate-boca começou quando Gilmar Mendes disse que o ministro Joaquim Barbosa não tinha condições de dar lição de moral a ninguém e que julga por classe.
“Vossa excelência está destruindo a Justiça deste país e vem agora dar lição de moral em mim. Saia à rua ministro Gilmar”, disse Barbosa. Gilmar Mendes respondeu: “Eu estou na rua”. Barbosa retrucou: “Vossa excelência não está na rua não. Vossa excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro. É isso. Vossa excelência quando se dirige a mim não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar. O senhor respeite”, completou. Gilmar Mendes respondeu: “Vossa excelência me respeite. Eu te respeito”.
Após a discussão, a sessão foi encerrada.
Os ministros Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes também discutiram em setembro de 2007, quando o presidente do STF propôs votar novamente com a presença de todos os 11 ministros que integram o STF, uma questão decidida em uma sessão anterior, que um dos ministros não estava.
“Ministro Gilmar, me perdoe a palavra, mas isso é jeitinho. Nós temos que acabar com isso”. “Vossa Excelência não pode pensar que pode dar lição de moral aqui”, respondeu Gilmar Mendes.

Nenhum comentário: