quarta-feira, 29 de abril de 2009

Gripe suína: OMS eleva nível de alerta para 5


Nesta quarta-feira (29) a chefe da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, informou que o nível, na escala até 6, de alerta de pandemia da gripe suína foi elevado de 4 para 5, ou seja, o sinal de uma epidemia mundial é iminente. Na segunda-feira (27) o nível subiu de 3 para 4 e a elevação para 5 deu-se após uma reunião onde especialistas e analistas foram consultados.
A chefe da OMS disse que o estoque de medicamentos antivirais (Tomiflu) da entidade são insuficientes e que será necessário que empresas farmacêuticas e governos comecem a fabricar outras drogas que combata o vírus Influenza. De acordo com Chan, o mundo está mais preparado do que nunca para enfrentar a possível pandemia.
A gripe suína matou pelo menos oito pessoas e contaminou outras 114 em 11 países: México, Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Espanha, Escócia, Inglaterra, Israel, Alemanha, Áustria e Costa Rica.

No Brasil 36 casos suspeitos estão sendo monitorados

Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (29) o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que 36 casos suspeitos de gripe suína estão sendo monitorados em 11 estados brasileiros, são eles: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo. “O vírus não chegou ao Brasil neste momento”, disse o ministro.
Os casos que mais precisam de atenção do Ministério da Saúde são os de duas pessoas em São Paulo e Minas Gerais que estiveram no México e apresentam os principais sintomas da gripe suína. O ministro afirmou que o Brasil possui todas as condições técnicas para detectar os casos da doença.
José Gomes Temporão disse, durante a coletiva em Brasília, que o ministério enviou 200 doses de Tomiflu – antiviral recomendado pela OMS – para o tratamento da doença em São Paulo e Rio de Janeiro. Os outros estados devem receber pelo menos 20 doses do medicamento a partir desta quinta-feira (30). Devido ao grande número de voos internacionais, o estado do Pernambuco pode receber doses maiores.
De acordo com Temporão, os laboratórios públicos têm condições de produzir as doses de Tamiflu a qualquer momento, e como a matéria-prima usada no medicamento tem o prazo de validade muito rápido após os tonéis serem abertos, o início da produção ainda não foi feito. O ministro ainda informou que o governo tem capacidade para produzir 9 milhões de cápsulas do Tamiflu.
A Anvisa informou que todos os voos internacionais que chegarem ao Brasil serão monitorados e pediu para que a tripulação observe se algum dos passageiros apresente sintomas da gripe como febre repentina superior aos 38º C, tosse, e dores de cabeça.

Nenhum comentário: