quinta-feira, 16 de abril de 2009

Para impedir grandes investidores, caderneta de poupança terá novas regras

Nesta quinta-feira (16) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o governo fará mudanças nas regras da caderneta de poupança para impedir que ela se torne atraente para grandes investidores.
“Eu vou ter uma conversa com o ministro Guido Mantega, porque primeiro nós precisamos proteger os poupadores para não permitir que pessoas que tenham muito dinheiro utilizem o dinheiro para aplicar na poupança. A poupança é para comportar os interesses da maioria da população que tem pouco dinheiro para que ela não tenha prejuízo. Nós vamos fazer isso com muito cuidado porque nós queremos preservar aquilo que temos de mais sagrado que são os poupadores brasileiros. Na medida em que você começa a cair a taxa de juros, você precisa ter um equilíbrio porque senão não é mais poupança, passa a ser investimento. Daqui a pouco as grandes multinacionais vão querer colocar dinheiro na poupança. Por isso, nós precisamos ter cuidado para não quebrar um sistema que funciona adequadamente”, disse o presidente Lula, acrescentando que o assunto está sendo analisado e que haverá uma reunião com a equipe econômica do governo para decidir, com cautela, o que fazer.


A preocupação do governo é que a queda contínua da Selic, a taxa básica de juros, leve os investidores a aplicarem seus recursos em fundos de Renda Fixa e DI na poupança, diminuindo assim o volume de recursos para financiamento no país.

Nenhum comentário: