quinta-feira, 30 de abril de 2009

Gripe suína: Número de mortes no México sobe de oito para 12


O ministro da Saúde do México, José Angel Córdova, disse nesta quinta-feira (30) que o número de mortos pela gripe suína no país subiu de oito para 12 (quatro homens e oito mulheres). Foram confirmados no México 260 casos da doença.
Também nesta quinta-feira, a OMS – Organização Mundial da Saúde – informou que 236 casos foram confirmados no mundo inteiro, sendo sete mortes no México e uma nos Estados Unidos.
A OMS adotou nesta quinta-feira o nome Influenza A (H1N1) para denominar de forma oficial a gripe suína.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, para ser considerado suspeito o paciente deve apresentar febre repentina superior aos 38ºC, tosse com dores de cabeça ou dores musculares, dificuldade respiratória e que tenha estado nos últimos dez dias em locais onde há casos da gripe ou que tenha mantido contato com alguém que passou por esses lugares: México, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Reino Unido, Nova Zelândia, Israel, Alemanha, Áustria, Suíça e Holanda. No entendimento da OMS, a pessoa que teve contato com um caso suspeito é a pessoa que conviveu ou que teve contato direto com secreções respiratórias ou fluidos corporais de um caso confirmado.

Estados Unidos: Casos confirmados somam 109

O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos informou que nesta quinta-feira foram confirmados 109 casos da gripe suína. Na quarta-feira (29) o número era de 91 em 11 estados, sendo o mais o grave o de Nova Iorque, com 50 casos confirmados. O estado do Texas apresenta 26 casos, Califórnia, 14, Carolina do Sul, 10, Kansas e Massachusetts apresentam dois casos confirmados. Arizona, Indiana, Michigan, Nevada e Ohio, apresentam uma confirmação da gripe suína. Até o momento a única morte confirmada foi a de um bebê na quarta-feira no Texas.
As aulas em 100 escolas de vários estados foram suspensas devido aos casos da doença suspeitos ou confirmados.

No Brasil quatro suspeitos estão sendo monitorados

Nesta quinta-feira o Ministério da Saúde informou que está monitorando quatro casos suspeitos da gripe suína do Brasil, três em Minas Gerais e um em São Paulo. Estão sendo investigados outros 42 casos em 12 estados brasileiros. Na quarta-feira (29), 36 casos eram investigados e dois eram suspeitos no Mato Grosso do Sul e em Minas Gerais. Segundo o ministério, a automedicação não é recomendada, já que os antivirais podem atenuar os sintomas e até provocar resistência do vírus da gripe suína ao Tamiflu, o remédio específico.

Nenhum comentário: