quinta-feira, 9 de julho de 2009

CPI da Petrobras: Instalação da comissão será nesta terça-feira


O senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado, disse nesta quinta-feira (9) que a base do governo permitiu a instalação da CPI da Petrobras para a terça-feira (14). A sessão está marcada para as 15h.
“O governo não tem medo da CPI da Petrobras. Por isso, atendendo uma convocação do presidente Sarney, a base governista decidiu marcar a instalação da CPI para a próxima terça. O governo vai ficar com a relatoria e a presidência. Não há negociação com a oposição”, disse Jucá.
De acordo com o líder do PT, senador Aloizio Mercadante (SP), até o dia da sessão o partido deve decidir com o PMDB os nomes dos indicados para a relatoria e presidência da CPI.


Pressão aumenta para instalação da CPI

A oposição anunciou na quarta-feira (8), para pressionar a base do governo, a intenção de protocolar um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal pedindo a instalação da comissão.
A base governista pedia a devolução da relatoria da CPI das ONGs para que a CPI da Petrobras fosse instalada. Nesta quinta o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), disse que vai reconduzir à relatoria da comissão das ONGs ao senador Inácio Arruda (PC do B-CE).
Reportagem publicada pelo jornal “O Estado de S. Paulo” nesta quinta-feira revelou que a Fundação José Sarney teria desviado dinheiro da Petrobras para empresas fantasmas e outras da família do senador, repassado em forma de patrocínio, para um projeto cultural que não saiu do papel.
A Fundação José Sarney foi criada para manter um museu com o acervo do período em que Sarney foi presidente da República.

Nenhum comentário: