segunda-feira, 20 de julho de 2009

Há 40 anos o homem pisava na Lua


A missão Apollo 11 partiu de Cabo Kennedy na Flórida, hoje Cabo Canaveral, no dia 16 de julho de 1969.





A espaçonave Saturno-5 – composta de três módulos: o comando (Columbia), o lunar (Eagle), e o módulo de serviço – pousava na superfície da Lua no dia 20 de julho de 1969.


1-Columbia (Módulo de Comando)

Compartimento dos astronautas e dos controles de bordo
Tamanho: 6 m²


2-Módulo de Serviço
Fornecia ar, água, comunicação e eletricidade aos astronautas


3-Eagle (Módulo Lunar)

Pousou na Lua. A cabine levou Neil Armstrong e Edwin Aldrin, além dos equipamentos para a realização das pesquisas e coleta dos materiais do solo lunar.
Tamanho: 2,4 m²

Fotografia de Edwin Aldrin tirada por Neil Armstrong

Os astronautas Neil Armstrong e Edwin Aldrin pisavam no “Sea of Tranquility" (Mar da Tranquilidade) e tornavam-se os primeiros homens a pisar na superficie lunar. O terceiro tripulante da Apollo, Michael Collins, permaneceu em órbita. “Houston. Estamos na Base da Tranquilidade. A Águia pousou”, disse o comandante Armstrong.


Ao pisar na Lua, disse: “Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade”. Assista ao vídeo (em inglês).



Na superfície da Lua os astronautas permaneceram cerca de 21 horas. Em diversas entradas, os astronautas caminharam 2 horas e 31 minutos. A viagem de ida e volta à Lua durou oito dias e três horas.


Quando retornaram, eles permanceram 21 dias em quarentena, já que a NASA não sabia se tinha algum risco de contaminação alienígena. Do solo da Lua foram recolhidos 22 quilos de amostras.



A cápsula que no retorno pousou no Oceano Pacífico em 24 de julho



Visita do presidente dos EUA, Richard Nixon, aos três astronautas em quarentena

Em 1961 o presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, lançou o desafio de enviar homens à Lua antes do fim da década. Em seu discurso na Universidade Rice, Kennedy, disse: “Nós decidimos ir a Lua. Nós decidimos ir à Lua nesta década e fazer as outras coisas, não porque elas são fáceis, mas porque elas são difíceis”. (We choose to go to the moon. We choose to go to the moon in this decade and do the other things, not because they are easy, but because they are hard).
Após o famoso e desafiador discurso do presidente, o programa espacial começou com o Projeto Mercury (uma cápsula com capacidade para um astronauta em manobras em órbita terrestre foi lançada). O Projeto Gemini foi o segundo passo para a corrida espacial (uma cápsula para dois astronautas). O último passo foi o lançamento da espaçonave Apollo 8 que tribulada por três astronautas (Frank Borman, James A. Lovell, Jr. e William A. Anders) no natal de 1968 circum-navegou a Lua.


Com o objetivo de estabelecer a tecnologia para viabilizar os interesses dos EUA no espaço, obter proeminência no espaço para os Estados Unidos, desenvolver um programa de exploração científica da Lua e desenvolver as capacidades do homem para trabalhar no ambiente lunar, US$ 20 bilhões foram investidos no Projeto Apollo. No desenvolvimento e na fabricação dos componentes e peças trabalharam 20 mil companhias e 300 mil homens.

Os austronautas que participaram da missão:



Neil Alden Armstrong

Nasceu no dia 5 de agosto de 1930 em Wapakoneta, Ohio, Estados Unidos
78 anos

Antes de ingressar na NASA foi aviador da Marinha norte-americana. Participou da Guerra da Coreia como piloto de caça. Pilotou mais de 900 tipos de aviões em testes de fabricantes na década de 50.
Em 1962 se inscreveu para a formação de um novo grupo de astronautas, quando entrou para NASA. Foi um dos escolhidos para integrar o Grupo dos Nove, onde os primeiros astronautas foram selecionados para o Projeto Mercury. Foi o primeiro astronauta civil dos Estados Unidos quando foi escolhido para fazer parte do Grupo dos Sete.
Os seus primeiros dois anos na NASA foram de treinamento e acompanhamento na fabricação de foguetes, motores e espaçonave que, futuramente, seriam dos projetos Gemini e Apollo. Após voltar da Lua Armstrong tornou-se professor de engenharia em Ohio.


Edwin Eugene "Buzz" Aldrin Jr.

Nasceu no dia 20 de janeiro de 1930 em Glen Ridge, Nova Jérsei, Estados Unidos
79 anos

Ex-coronel e piloto da Força Aérea dos Estados Unidos entrou para a NASA em outubro de 1963. Companheiro de Neil Armstrong como tripulante e piloto do Módulo Lunar Eagle, da missão Apollo11, foi o segundo homem a pisar na Lua. Participou da missão Gemini XII, de naves com dois astronautas, quando voou pelo espaço pela primeira vez, quebrando o recorde de permanência fora de uma nave em atividades extra-veiculares (12d 1h e 52 min) e provou que os autronautas poderiam trabalhar no espaço.
Buzz deixou a NASA após sua viagem a Lua e voltou à Força Aérea norte-americana. Fez palestras pelo mundo promovendo a exploração espacial.


Michael Collins

Nasceu no dia 31 de outubro de 1930 em Roma, Itália
78 anos

Filho de um general do Exército americano se mudou para Washington com a família, após a entrada dos Estados Unidos na II Guerra Mundial. Na década de 50, foi piloto de combate da Força Aérea norte-americana e participou da OTAN.
Entrou para a NASA em 1963 e três anos depois integrou a equipe da Missão Gemini X. Sua segunda ida ao espaço foi em 1969 em companhia de Neil Armstrong e Edwin Aldrin. Foi o piloto do Módulo de Comando da Apollo 11. É o austronauta menos lembrado dos três por não ter pisado na Lua.
Foi Assistente Especial de Negócios Públicos no governo de Richard Nixon. Em seguida assumiu a direção do Museu Nacional Aeroespacial dos Estados Unidos. Foi secretário-geral do Instituto Smithsonian. Após se aposentar como major-general da Força Aérea, lecionou, até 1985, na Universidade de Harvard, quando começou a administrar seus negócios na iniciativa privada.

A União Soviética planejava levar homens à Lua antes dos EUA, mas devido à problemas na missão Zond não aconteceu. Os russos usavam a nave Soyuz que foi modificada para a circum-navegação da Lua. A Rússia participou da corrida espacial com as missões não tripuladas Zond 5, em setembro de 1968, e Zond 6, dois meses depois. Em 1969 e 1970 o país enviou novamente ao espaço para missões não tripuladas Zond 7 e Zond 8 que circum-navegaram a Lua.
No total 12 astronautas caminharam na Lua. Outras seis missões Apollo foram lançadas depois da Apollo 11. Cinco delas pousaram na Lua.
Os Estados Unidos planejam uma nova ida a Lua. O Programa Constellation pode levar o homem novamente ao satélite em 2020. O modelo será igual ao da série Apollo, descartável. Explicando melhor, nas últimas missões espaciais foram lançados ônibus espaciais que voltavam para a Terra completo. Na missão Apollo apenas o Columbia (módulo de comando) retornou. Os outros módulos permanecem em órbita.

Distância média entre a Terra e a Lua – 384.400 quilômetros
Temperatura média da Lua – 107 graus (dia) / 153 graus negativos (noite)
Diâmetro da Lua – 3.476 quilômetros
A superfície da Lua é do tamanho do continente americano (42.189.120 km²)
A Lua não possui campo magnético, nem gravidade e nem atmosfera
Duração do dia – 29 dias terrestres

Algumas pessoas duvidam que o homem foi a Lua. Outras acreditam ser a maior fraude do século.



Fotos: NASA / Reprodução/Internet
Vídeos: NASA / Reprodução/Internet

Nenhum comentário: