domingo, 19 de julho de 2009

Gastronomia em Grande Estilo

Arroz com Feijão e Nabo


Ingredientes

1 cabeça de alho com cascas;
500 gramas de costela de porco;
150 gramas de feijão branco;
1 nabo picado em cubinhos;
300 gramas de arroz;
2 litros de água;
Páprica doce;
Salsa picada;
Azeite;
Açafrão;
Sal;

Coloque azeite na panela e, quando aquecer, junte a costelinha picada. Coloque a cabeça de alho inteira e refogue, até que a costelinha esteja levemente dourada. Junte o feijão branco e a água em que ficou de molho. Acrescente um pouco mais de água, corrija o sal e tampe a panela por tempo suficiente para cozinhar o feijão. Em outra panela, coloque azeite. Junte o nabo picado e refogue levemente. Tempere com a páprica e o açafrão. Coloque um pouquinho da água do cozimento do feijão e junte o nabo refogado à panela do feijão. Coloque o arroz e deixe cozinhar, sem tampa, até que o arroz fique macio. Acrescente a salsinha picada. O arroz absorverá bastante água, mesmo assim vai ficar com bastante caldo. O prato é bem úmido.


Paella


Ingredientes:

½ colher (chá) de estames de açafrão amassados;
½ colher (chá) de tomilho seco;
¼ colher (chá) de sal;
¼ xícara (chá) de vinho branco seco;
1 xícara (chá) de caldo de galinha;
225 gramas de linguiça de porco, cortada em pedaços de 2,5 cm;
450 gramas de filé de frango, cortado em tiras de 5 cm;
450 gramas de camarão grandes, descascados e limpos;
225 gramas de tomates pelados e picados;
2 dentes de alho amassados;
175 gramas de arroz agulha;
1 pimentão verde picado;
1 cebola picada;
12 mexilhões;
36 vôngoles (semelhante às vieiras);

Esfregue as conchas dos mariscos sob água corrente. Raspe com uma faca para retirar as cracas e o limo. Arrume os mariscos em círculo em uma forma de suflê (3 litros). Coloque os mexilhões no centro. Regue com o vinho. Cubra e cozinhe em potência alta por 3 ou 4 minutos. Elimine a parte superior das conchas. Passe os mariscos no líquido de cozimento para retirar os grãos de areia. Reserve. Coloque em uma jarra o líquido de cozimento dos mariscos. Deixe descansar até que a areia se deposite no fundo. Retire o líquido limpo e reserve. Elimine o restante. Coloque as linguiças na mesma forma usada para os mariscos. Cubra com papel toalha e cozinhe em potência alta por 5 minutos. Retire as linguiças e escorra. Reserve a gordura do cozimento. Numa tigela, coloque o filé de frango temperado na gordura reservada. Cubra com papel toalha e cozinhe em potência alta por 4 ou 5 minutos, mexendo na metade do cozimento. Retire o frango e reserve. Coloque na mesma forma o pimentão, a cebola e o camarão. Cubra e cozinhe em potência alta por 2 ou 3 minutos, mexendo na metade do cozimento. Retire os camarões e reserve. Junte o arroz e o açafrão aos legumes na forma; misture. Cozinhe em potência alta por 2 minutos; mexa 1 vez. Junte o líquido dos mariscos, o caldo de galinha e o tomate. Cozinhe em potência alta por 15 minutos; mexendo 1 vez. À mistura de arroz, adicione a linguiça, o frango e os frutos do mar reservados; mexa cuidadosamente para misturar. Cubra a paella e cozinhe em potência alta por 2 ou 3 minutos, até ficar bem quente. Cuidado para não cozinhar demais.

Montagem Final:

Transfira para uma travessa pré-aquecida, arranjando os mexilhões e o vôngole por cima. Guarneça e sirva.


Polvorones


Ingredientes:

100 gramas de avelãs picadas;
250 gramas de banha;
250 gramas de açúcar;
500 gramas de farinha;

Torre a farinha numa frigideira de ferro, mexendo para não queimar. Deixe esfriar. Bata a banha com o açúcar, junte as avelãs picadas e a farinha, até obter uma massa compacta. Espalme a massa com as mãos e corte com um cortador de bolachas ou com um copo. Leve ao forno num tabuleiro untado e polvilhado. Depois de frios, envolva em papel de seda.

Nenhum comentário: