quinta-feira, 1 de abril de 2010

Chocolates e Páscoa: Uma combinação viciante


A tradição de usar ovos para presentear alguém surgiu na Idade Média, quando os povos pintavam os ovos de vermelho para representar o sangue de Jesus, uma forma de celebrar a ressurreição de Cristo. No ano de 325, o Concílio de Nicéia estabeleceu o culto à Páscoa, os ovos eram pintados com figuras religiosas.
Os primeiros a usarem os ovos como forma de presentear foram os missionários e os cruzados, na Europa ocidental. Na China, ovos de pata eram pintados para celebrar a vida. Com a chegada da primavera e como forma de homenagear a deusa Ostera, os pagãos da Europa pintavam os ovos com flores e elementos da natureza. A utilização de ovos para comemorar a chegada da primavera também era utilizada no Egito e na Pérsia.


Na Inglaterra, o rei Eduardo I presenteava a realeza e seus súditos com ovos banhados a ouro e decorados com pedras preciosas durante a Páscoa.
A imagem do coelho surgiu por volta de 1500 a.C., associada à fertilidade. O chocolate foi descoberto na mesma época no golfo do México, e era considerado sagrado pelas civilizações Maia e Asteca.
Os ovos com recheio de chocolates e bombons surgiram no século XVII. Em 1819, o francês François Louis Cailler criou a primeira fábrica de chocolates. Em 1960 surgiram os primeiros ovos industrializados, feitos de plástico, porém recheados com chocolate. Hoje existe uma grande variedade de ovos de Páscoa, para todos os bolsos, para quem não pode comer chocolate, enfim. Vá uma grande rede supermercados e pesquise. O que não vale é passar a Páscoa sem essas delícias viciantes.


Chocolate de Origem


O chocolate de origem é produzido em uma região que lhe dá uma característica única, oferecendo excelentes aromas como madeira, frutas vermelhas, flores, especiarias e notas de azeitona e ervilha. É um chocolate aveludado e um pouco amargo.
Esse excepcional chocolate é comparado aos vinhos, que exige super atenção na sua produção e no manejo da planta, além da formação de blends que geram um produto de gosto especial.
Os principais locais que produzem os melhores cacaus são Tanzânia, Caribe, República Dominicana, Costa Rica, Venezuela, Equador, Madagascar, Papua e África. Os altos custos do chocolate de origem são explicados pelos cuidados desde a escolha do local onde o cacau será cultivado até a sua produção, o quilo pode chegar a custar R$ 700.
No Brasil, alguns chocolatiers passaram a ter um cuidado especial na criação de seus produtos, adicionando extratos de menta, baunilha, morango, coco e tangerina.


O chocolate é rico em sais minerais e nas vitaminas A, B, C, D e E, libera as endorfinas, hormônios responsáveis pelo prazer, estimula a produção de serotonina, que combate a ansiedade e a depressão. O cacau é rico em antioxidantes, que ajudam na circulação do sangue, contribuindo para a diminuição da pressão sangüínea.
É lógico que toda ação tem sua reação, então deguste a maravilha do chocolate, porém de maneira consciente e para manter a boa forma faça uma corrida por 55 minutos, ou uma caminhada por 90 minutos, nade por uma hora e até 70 minutos de hidroginástica.


Muitos adoram o chocolate, mas a maioria não o come por medo de engordar, ficar com o rosto cheio de espinhas, e outras mentiras, mas é lógico que quem comê-lo em excesso ganhará alguns quilinhos.

COMA-O

O chocolate é rico em sais minerais e nas vitaminas A, B, C, D e E;
Libera as endorfinas, responsáveis pelo prazer;
Não provoca espinhas no rosto;
Estimula a produção de serotonina, que combate a ansiedade e a depressão;

PERCA-O

Corra por 55 minutos;
Ande por 90 minutos;
Nade por 60 minutos;
Faça hidroginástica por 70 minutos;


Lugares onde você encontra os mais deliciosos chocolates, ovos de Páscoa e chocolates de origem:

Atelier du Chocolat:
Rua Pedroso Alvarenga, 677, Itaim Bibi – São Paulo
www.atelierduchocolat.com.br


Cacau Show:
www.cacaushow.com.br


Chocolat du Jour:
Rua Haddock Lobo, 1672, Jardins - São Paulo
www.chocolatdujour.com.br


Kopenhagen:
www.kopenhagen.com.br


Munik:
www.chocolatesmunik.com.br

Nenhum comentário: