quinta-feira, 8 de abril de 2010

PONTO de VISTA


O “Programa do Ratinho” desta quinta-feira falou sobre a campanha “Começar de Novo”, do Conselho Nacional de Justiça, que pede para que as pessoas dêem uma segunda chance a criminosos que já responderam por seus atos, ou seja, aqueles que já foram condenados pela Justiça e que já cumpriram suas penas. O popularesco do SBT deu ênfase ao ex-ator e hoje pastor da Igreja Batista, Guilherme de Pádua, que assassinou em dezembro de 1992 a filha da novelista Gloria Perez, Daniella, que era sua colega de elenco. Condenado a 19 anos de prisão em 1997, cumpriu quase sete e hoje vive uma vida “normal”.
A entrevista concedida a Ratinho, ao vivo, gerou polêmica esta semana pelos comentários e acusações via Twitter entre Glória Perez e o apresentador. Fato que, segundo Guilherme de Pádua, por ameaças de processo escritas no microblog, o impediu de se expressar livremente e contar sua versão. Durante todo o programa, Carlos Massa – o Ratinho – perguntava qual foi o motivo do assassinato da vítima. Guilherme de Pádua sempre se esquivando da resposta, dizia que chegaria ao assunto, citava Jesus, sua religiosidade, e outros blás blás blás, chegando até o final do programa sem dar uma resposta concreta, incluindo se é inocente ou não. Finalizando o programa, Ratinho disse que se fosse Glória Perez também não o perdoaria.
Sobre a campanha do CNJ. Existem bandidos e bandidos, assassinos e assassinos. Nem todo criminoso é recuperável. O maior exemplo disso é o número de presos que recebem um indulto para passar à Páscoa, o Natal ou o Dia das Mães com a família e na primeira oportunidade cometem um novo crime. De um “simples” furto de celular até um homicídio. Vamos confiar em quem? Como saberemos quem, realmente, está recuperado ou arrependido?
Gil Rugai matou o pai e a madrasta. Suzanne von Richthofen, brutalmente, assassinou os pais. Alexandre Nardoni, de forma vil e covarde ceifou a vida da filha. Se estes foram capazes de cometer tais atrocidades, o que farão com alguém que não lhes possui laços de sangue ou laços fraternais? Segunda chance para quê? Eles escolheram e tomaram caminhos errados. Que respondam por seus atos e agüentem as eternas consequências.

Nenhum comentário: