sábado, 17 de abril de 2010

Gastronomia em Grande Estilo

Batatas com Tomate Seco e Gengibre


Ingredientes:

6 batatas médias;
Tomate seco à gosto;
3 colheres (sopa) de coentro picado;
½ xícara de azeite de oliva;
1 colher (chá) de sementes de mostarda;
½ colher (chá) de páprica picante;
2 colheres (chá) de suco de limão;
3 e ½ colheres (chá) de sal;
1 pedaço de gengibre fresco e ralado;
4 cebolas médias raladas;

Coloque as batatas sem cascas numa panela e cubra com água. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar por 15 minutos ou até que fiquem "al dente". Escorra a água das batatas, corte-as ao meio. Reserve. Aqueça o azeite em uma panela média. Acrescente as sementes de mostarda e refogue, mexendo sempre, até que elas comecem a escurecer. Retire a panela do fogo e acrescente o gengibre e a pimenta. Volte a panela ao fogo baixo e refogue, mexendo sempre, até que o gengibre comece a dourar. Junte os tomates, o coentro, a páprica e misture bem. Acrescente a cebola. Refogue, mexendo sempre, até que comecem a dourar. Coloque as metades da batata em pratos individuais. Cubra com o recheio e regue com o suco de limão.


Arroz a Espanhola


Ingredientes:

1 xícara de arroz cru;
200 gramas de linguiça fresca em finas fatias;
2 cenouras raladas;
2 tabletes de caldo de carne dissolvidos em ¾ de água fervente;
2 cebolas pequenas raladas;
Sal à gosto;

Em uma panela coloque as fatias de linguiça e frite no fogo alto para soltar a gordura. Acrescente a cebola, as cenouras, o arroz e refogue. Tempere com sal, acrescente água com o caldo de carne até cobrir o arroz. Cozinhe até que o arroz seque. Tampe a panela e deixe descansar por mais 10 minutos.


Salmão Picante com Molho de Mostarda


Ingredientes:

400 gramas de filé de salmão;
2 colheres (sopa) da margarina;
4 colheres (sopa) de mostarda;
3 colheres (sopa) de azeite;
½ envelope de tempero para legumes em pó;
2 abobrinhas italianas grandes fatiadas finamente;
½ cebola pequena cortada em pedaços pequenos;
100ml de iogurte desnatado;
Pimenta-do-reino ralada e sal à gosto;
Suco de ½ limão;

Corte o filé de salmão em quatro pedaços. Tempere com o sal e o suco de limão. Corte as abobrinhas em finas fatias. Coloque papel alumínio em uma assadeira, disponha os filés do salmão com a margarina por cima e enrole-os no papel alumínio. Na outra parte da assadeira, coloque as fatias de abobrinha sobre o papel alumínio. Sobre as abrobrinhas, coloque o tempero de legumes, a pimenta-do-reino e o azeite. Asse por 20 minutos em fogo médio. Numa tigela, misture o iogurte, a mostarda e a cebola. Reserve. Retire a assadeira do forno, tire o salmão do papel alumínio e volte ao forno baixo por mais 10 minutos. Caso a abobrinha já esteja assada, retire-a e reserve. No prato que for servir, coloque o creme, a abobrinha e o salmão.


Baked Pears


Ingredientes:

4 pêras maduras;
1 colher (chá) de raspas de casca de limão;
4 colheres (sopa) de mel;
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo;
2 colheres (sopa) de suco de limão;
1 colher (sopa) de manteiga;
1/3 xícara de nozes trituradas;
Creme de avelã;
Sorvete de sua preferência;

Corte as pêras ao meio e com uma colher retire as sementes. Reserve. Numa tigela coloque as nozes, as raspas de limão, metade do mel e o açúcar mascavo. Misture bem e recheie as pêras. Sobre as pêras recheadas, coloque um pouco de manteiga como que se estivesse tampando. Distribua as pêras em uma assadeira e regue com o suco de limão e o mel restante. Asse em forno médio por cerca de 20 minutos. No prato que for servir, disponha as pêras e sirva sorvete como acompanhamento. Sobre o prato despeje o creme de avelã e se desejar salpique canela em pó.

Nenhum comentário: