sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Governo do Irã nega ter proibido venda dos livros de Paulo Coelho


A Embaixada do Irã em Brasília negou que seu país tenha proibido a venda dos livros do escritor Paulo Coelho. Na última segunda-feira, o escritor escreveu em seu blog que a venda de sua obra teria sido proibida pelo governo de Mahmoud Ahmadinejad, segundo seu editor em língua persa, Arash Hejazi. “Meus livros têm sido publicados sob diferentes governos no Irã. Essa decisão arbitrária, após 12 anos de publicação no país, só pode ser um mal-entendido”, escreveu Coelho.
Um diplomata do Irã informou que a notícia da proibição surpreendeu as autoridades iranianas, já que há anos milhões de livros de Paulo Coelho são vendidos no país e que a tentativa de proibir a obra do escritor seria ineficaz.
Em 2009, o oposicionista Arash Hejazi fugiu do Irã para Europa depois de participar do socorro à estudante Neda Soltan, morta durante protestos conta a reeleição de Ahmadinejad. A nota emitida pela Embaixada do Irã segue na íntegra:

“Brasília D.F

NOTA DE ESCLARECIMENTO

De acordo com informações das autoridades competentes do Ministério da Cultura e Orientação Islâmica da República Islâmica do Irã, a notícia da proibição à publicação e circulação das obras do autor brasileiro Paulo Coelho fora vista com estranheza e como tendenciosa, não sendo verdadeira. Os livros do referido autor são publicados atualmente no Irã com grandes triagens e estão disponíveis nas livrarias.
Infelizmente, esta noticia fora criada e planejada por Arash Hejazi (indivíduo acusado do homicídio da Sra. Neda Aghar Soltan depois das últimas eleições presidenciais, o qual é o principal suspeito e que encontra-se neste momento foragido e procurado), com a colaboração e orientação de agentes dos Estados Unidos da América e Israel, em consonância com um plano global com o intuito de manchar a imagem do Irã, cujo aproveitamento político bisca falsificar a verdade. Infelizmente conseguiram juntar-se a personalidades e autoridades no propósito desta armadilha.
A Seção de Imprensa da Embaixada da República Islâmica do Irã em Brasília, após os grandes esforços imorais oriundos da arrogância global e de agentes sionistas, através da difusão de mentiras, distorções e falsificações de materiais, recomenda expressamente que, antes que se publique uma notícia, sejam esclarecidas as dúvidas junto aos representantes da seção de imprensa desta Embaixada, evitando, assim, cair na armadilha daqueles que procuram prejudicar as relações sinceras entre Brasil e Irã.

Seção de Imprensa
Embaixada da República Islâmica do Irã”.

Foto: Reprodução / Internet

Nenhum comentário: