terça-feira, 25 de janeiro de 2011

São Paulo: Dez lugares que você deve conhecer

A cidade de São Paulo, a mais populosa da América Latina e a 6ª maior do planeta, comemora nesta terça-feira (25) 457 anos. Conhecida pela correria cotidiana, engarrafamentos, centros financeiro e corporativo apresenta também uma grande variedade cultural com estilos e modos de vida diversificados.
Para dar meus parabéns à Pauliceia Desvairada, selecionei dez lugares para que você, paulistano, paulista, brasileiro, estrangeiro, enfim, possa desfrutar da beleza desta grande cidade, seja no seu aspecto cultural, social ou ambiental.

Mercadão


Tradicional e histórico ponto de comércio, gastronômico e cultural da capital. Criado em 1933, o Mercado Municipal de São Paulo, ou simplesmente, Mercadão, oferece uma variedade de produtos alimentícios, cereais, temperos, frutas, queijos, vinhos, azeites. Diversos quiosques vendem comes e bebes, o famoso pão com mortadela. Degustação, compra e venda de produtos debaixo de vitrais artisticamente perfeitos.


Rua Augusta


Durante a década de 60, a Augusta fervilhava com as primeiras boates, pistas de esqui, academias. Era onde tudo acontecia em São Paulo. Hoje ainda cultuada e movimentada, oferece galerias de arte, bancos, lojas e restaurantes luxuosos, teatro, cinema, enfim. É onde tudo acontece.


Banespão


O Edifício Altino Arantes, ou Banespão, foi construído na década de 40 e oferece uma vista incrível do centro velho de São Paulo. No mirante, o raio de visão é de 360º, de onde se avista o Pico do Jaraguá e a Serra do Mar. O prédio possui 161,22 metros de altura, 35 andares, 1.119 janelas, 14 elevadores e 900 degraus. Por 20 anos foi o mais alto edifício de São Paulo, hoje é o mais alto do Centro.


Arquitetonicamente falando, o Banespão foi inspirado no nova iorquino Empire State Building. No saguão, um lustre de cristais com 13 metros de altura no formato do edifício impressiona pela beleza, perfeição e sofisticação. Desde 2000, funciona no prédio um museu sobre a cafeicultura no Brasil.


Jardim Botânico


Localizado no bairro da Água Funda, Zona Sul de São Paulo, o Jardim Botânico oferece um clima de cidade do interior, com pássaros da Mata Atlântica e nascentes que antigamente abasteciam o Ipiranga. O clima da cidade de pedra fica pra trás.
Em 1893, o governo desapropriou as propriedades da região para preservar as nascentes do Rio Ipiranga e a Mata Atlântica. Em 1917, a região passou a se chamar Parque do Estado. Com a criação do Departamento de Botânica, em 1938, o Jardim Botânico foi oficializado e em 1969 foi batizado de Parque Estadual Fontes do Ipiranga.


25 de Março


Localizada no centro de São Paulo, a Rua Vinte e Cinco de Março é considerada o maior centro comercial da América Latina. Diversidade de produtos nacionais e importados, eletrônicos a preços baixos são as características da rua que serve de palco para compras no final do ano.


Parque do Ibirapuera


Considerado a “praia do paulista”, o Ibirapuera com seus 1,584 km² é o lugar do lazer, de descanso e da prática de esportes ao ar livre do paulistano. O parque dispõe de três lagos artificiais, pistas de cooper, ciclovias e quadras. Esporte integrado à cultura. No endereço estão o Palácio de Exposições ou Oca, o Pavilhão Cicillo Matarazzo, sede da Bienal de São Paulo e do Museu de Arte Contemporânea e o Obelisco, um monumento em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932, também mausoléu dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, mortos pelas tropas federais.


Memorial da América Latina


Inaugurado em março de 1989, o Memorial da América Latina é um centro de cultura e lazer. Tem um acervo de obras de arte, um centro de documentação de arte popular latino-americana, uma biblioteca com 30 mil volumes, com sessão de música e imagens. O Memorial é o palco de exposições, palestras, debates, teatro, sessões de vídeo, música e dança. O projeto cultural foi criado pelo antropólogo e escritor Darcy Ribeiro.
Projetado por Oscar Niemeyer numa área de 84.482 m², o complexo é formado por vários edifícios dispostos em duas áreas unidas por uma passarela onde ficam a Biblioteca Latino-Americana, Centro de Estudos, Pavilhão da Criatividade, Galeria Marta Traba, Auditório Simón Bolívar, Anexo dos Congressistas, Parlamento Latino-Americano (de 1989 a 2007) e Salão de Atos. A escultura símbolo do Memorial é uma mão aberta com o mapa da América Latina, também criação de Niemeyer.


Avenida Paulista


O coração financeiro de São Paulo também é o palco de manifestações populares, políticas e culturais como o Réveillon e a Parada LGBT. Endereço de consulados, hotéis, bancos e empresas, além do MASP, Fundação Cásper Líbero e do Instituto Pasteur.


MASP


O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand possui uma grande coleção de arte brasileira, latina, africana e asiática, além de peças arqueológicas. Também abriga uma das maiores bibliotecas de arte do país. O acervo do MASP foi tombado, pelo IPHAN, como patrimônio artístico. Um dos cartões-postais da Paulista é o vão livre do museu com mais de 70 metros.


Vila Madalena


Reduto da boemia paulistana a Vila Madá, bairro nobre da Zona Oeste, é o endereço de bares e casas noturnas, ateliês, escolas de música e teatro. A associação dos moradores organiza uma vez por ano a Feira da Vila, com shows e bancas de artesanato. A Vila Madalena também é casa da escola de samba Pérola Negra.

Um comentário:

Anônimo disse...

São Paulo não se compara com nenhuma outra cidade no Brasil. No máximo, o que se vê é imitação.