quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Caso Richthofen: Promotor pede exame criminológico a Cristian Cravinhos

Cristian Cravinhos, ao centro, pode ser beneficiado com regime semiaberto
Foto: Arquivo

Nesta terça-feira (25) o promotor Paulo Rogério Bastos Costa informou que encaminhou a 1° Vara de Execuções Criminais de Taubaté um exame criminológico para Cristian Cravinhos condenado a 38 anos de prisão pelo assassinato, em outubro de 2002, dos pais de Suzane von Richthofen, Manfred e Marizia.
Cristian irmão de Daniel Cravinhos, ex-namorado de Suzane, está preso desde 2002 no presídio de Tremembé, a 147 km de São Paulo, onde também estão presos os outros envolvidos no crime.
O exame, feito por um psicólogo, um assistente social e um psiquiatra, é para avaliar se Cristian tem condições de entrar em regime semiaberto. Quer dizer, ele sai da cadeia durante o dia para trabalhar ou estudar e volta à noite para dormir. O regime é concedido aos presos que têm bom comportamento e já cumpriram um sexto da pena. “Só posso dizer se ele tem bom comportamento depois desse exame... Em casos graves, como crimes de homicídio e latrocínio, a gente pede”, disse Costa.
O promotor disse que na semana passada recebeu o pedido para que Cristian Cravinhos seja beneficiado pelo regime semiaberto.
A advogada dos irmãos Cravinhos, Gislaine Haddad Jabour, disse que Cristian já cumpriu um sexto da pena em junho e quer que Daniel [condenado a 39 anos de prisão] também seja beneficiado pelo regime semiaberto. A defesa pretende entrar ainda esta semana com a documentação dos irmãos na 1ª Vara de Execuções Criminais de Taubaté.
“Ele [o exame] não é um requisito para entrar no semiaberto. Se o exame fizer com que o tempo de prisão se estenda, aí é cerceamento de liberdade”, disse Gislaine.
O promotor disse que também vai requerer à Justiça o exame criminológico de Daniel, já que os crimes são idênticos.
Volto a falar da justiça – com letra minúscula mesmo – brasileira. Ela existe? E o vizinho ladrão de galinha? E o pai de família, que num momento de desespero, rouba uma lata de molho de tomate? E os delinquentes juvenis que estão protegidos pela hipócrita lei da maioridade penal? Justiça que condena a CINCO anos de prisão um homem que furtou um óculos de sol e que após cumprir DOIS anos da pena foi solto porque a justiça achou que pena foi rígida demais. Cinco anos de cadeia por pegar um óculos. O Gil Rugai, que matou o pai e a madrasta, teve a prisão decretada na segunda-feira (24), na manhã de terça foi preso. E na tarde solto. Não me surpreenderei se daqui uns meses o casal Nardoni sair da cadeia. E a Suzane Von Richthofen? Estão analisando o regime semiaberto. Quer dizer, ela sai da cadeia durante o dia para trabalhar ou estudar e volta de noite para dormir. Dormir numa cama quente, protegida do frio, da chuva, depois do jantar. Quem vai dar trabalho para uma menina de classe média alta, que cometeu um crime hediondo ao matar os pais? Lembram da matéria do “Fantástico” em que ela o advogado se esqueceram dos microfones ligados e debocharam, comemorando a “ótima” encenação de arrependimento? Pois é! Esta é a nossa justiça – sempre com letra minúscula. E os engravatados de Brasília? E os assassinos da indefesa Isabella Nardoni? Quantos anos vão ser condenados? Depois de quantos anos vão ser soltos?

Nenhum comentário: