segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Senadora Marina Silva confirma filiação ao PV


Nesta segunda-feira (24) a senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (AC), confirmou que vai se filiar ao PV em um evento no domingo (30) em São Paulo.
Marina anunciou na última quarta-feira (19) sua saída do PT após 30 anos de militância. Na ocasião não confirmou sua filiação ao PV.
A senadora disse que este é o segundo passo de sua nova trajetória política e que se sente honrada pelo PV considerá-la uma candidata prioritária para disputar à eleição presidencial, mas que qualquer anúncio oficial será feito em 2010.
“No momento, quero discutir um plano estratégico que contemple o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável para o Brasil que deve ser considerado a maior potência ambiental do planeta... Não se pode pensar em desenvolvimento se essa questão não estiver permeando as ações internas programáticas dos partidos, nem fizer parte das ações essenciais de todos os ministérios de maneira integrada”, disse Marina. “Os brasileiros é que têm que fazer o julgamento do que é melhor para o Brasil. “Ela [Dilma Rousseff] defende as ideias dela e eu defendo as minhas”, disse Marina sobre como realizar os projetos do PAC”.
A senadora também criticou a atitude, de regularização fundiária na Amazônia, do ex-ministro Mangabeira Unger. “Não é possível que aqueles que cometeram irregularidades sejam beneficiados e os que seguiram o caminho correto prejudicados. Seria necessário apenas regularizar 7 milhões de hectares para os médios e pequenos agricultores e não os 77 milhões de hectares que beneficiarão os grandes latifundiários e conglomerados jurídicos”. Marina reclamou de Lula não ter vetado um ponto da lei e o agradeceu por ter feito outro veto. “Não vetou o mais importante que dispensa a fiscalização das terras a serem regularizadas”.

A saída do PT

Na quarta-feira (19) a senadora Marina Silva (AC), anunciou sua saída do partido após 30 anos, mas na ocasião não confirmou sua filiação ao PV.

Foto: Arquivo

Saída da senadora do PT reforçaram os rumores de que ela poderia concorrer à presidência da República em 2010

“Nesse momento, trata-se de dar conhecimento à sociedade brasileira da decisão que é fruto de uma reflexão com companheiros e dirigentes do partido, que significa me desligar do PT depois de 30 anos... A partir de agora começam as conversações... Saí do PT para poder ficar livre para negociar com outro partido. Não ficaria bem, negociar com um partido estando em outro”, disse a senadora.
Na última semana a bancada do PT no senado divulgou uma carta elogiando a ex-ministra e tentou evitar a troca de partidos. “Desejamos sinceramente que a nossa querida companheira Marina Silva permaneça no Partido dos Trabalhadores, sua casa política, e prossiga nessa trajetória coletiva que já conquistou tanto, mas que tem tanto ainda para conquistar”, dizia a carta aberta.
O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), foi comunicado da decisão através de um telefonema da senadora na manhã desta quarta-feira (19).
No último dia 8 a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que o convite feito pelo PV a Marina é compreensível. “O PV fez uma avaliação e julgou que a senadora Marina é um nome importante no cenário nacional. É compreensível isso”, disse Dilma.
“Mas o fato de sair de casa, não significa que estamos rompendo com as pessoas com as quais convivemos durante tantos anos”, disse Marina em um discurso de cerca de 10 minutos, onde citou nomes de dirigentes, senadores e militantes do PT.
A senadora evitou falar sobre sua possível candidatura à presidência da República antes de formalizar sua filiação ao PV. Caso aconteça, a ex-ministra terá a disposição um grande nome para ser seu vice. Nesta terça-feira (18) o cantor, compositor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, disse que poderia aceitar uma possível proposta para disputar as eleições de 2010 ao lado de Marina Silva.

Nenhum comentário: