terça-feira, 25 de agosto de 2009

Senado: Oposição abandona Conselho de Ética

Nesta terça-feira (25) a bancada do PSDB no Senado decidiu deixar o Conselho de Ética como protesto pelo arquivamento das 11 ações contra o presidente José Sarney (PMDB-AP). “Já estava decidida a nossa saída e vamos formalizar nesta tarde”, disse mais cedo o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).

Foto: Arquivo

Para o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra, o Conselho de Ética está descaracterizado

Na segunda-feira (24) o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), presidente do partido, disse que o órgão não cumpre seu papel e por isso o PSDB sairia do Conselho. “Eu não fico lá. Vou defender que o partido saia porque o Conselho está descaracterizado e não cumpre o seu papel”.
O DEM também saiu do Conselho nesta terça-feira e junto com o PSDB trabalha pela reformulação do colegiado. A proposta, coordenada pela tucana Marisa Serrano (MS) e pelo democrata Antonio Carlos Magalhães Júnior (BA), será transformada em projeto de resolução que deverá ser debatido internamente.
A oposição quer que o Conselho de Ética se torne suprapartidário e seja formado por um integrante – de preferência o líder – de cada partido. Estariam excluídos do Conselho suplentes e senadores que respondam a processo judicial criminal ou por improbidade administrativa, além dos que tiver problemas nos tribunais de contas.

Nenhum comentário: