quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Defesa de Abdelmassih entra com pedido de liberdade no STJ


A defesa do especialista em reprodução humana, Roger Abdelmassih, entrou nesta quinta-feira (20) com um pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Segundo a assessoria do STJ, o advogado do médico, José Luís Oliveira Lima, protocolou o pedido às 9h15.
Na quarta-feira (19) o desembargador da 6ª Câmara Criminal, José Raul Gavião de Almeida, negou o pedido de liberdade impetrado pela defesa do especialista na terça-feira (17).
O médico de 65 anos foi preso na segunda-feira (17) acusado de estupro e atentado violento ao pudor contra suas pacientes e deve permanecer preso durante o processo. O advogado de Abdelmassih alega que a prisão do seu cliente é ilegal e disse que vai recorrer da sentença.
Em julho passado o médico foi indiciado pela Polícia Civil por suspeita de estupro e atentado violento ao pudor contra suas pacientes.
Na última semana o Conselho Regional de Medicina de São Paulo abriu 51 processos ético-profissionais contra o Abdelmassih. Na terça-feira (18) o Cremesp decidiu, após reunião, suspender o registro profissional de Roger Abdelmassih.

Acusações

Segundo a Promotoria, os ataques aconteciam quando as pacientes estavam voltando da sedação ou mesmo sem estarem sedadas quando não havia outra pessoa no consultório.
A Justiça não aceitou a denúncia da Promotoria em 2008 alegando que os promotores não tinham poder para investigar e o caso foi encaminhado à polícia.
As investigações do caso começaram no início do ano passado, após as denúncias das ex-pacientes que foram encaminhadas ao Ministério Público. A maioria das pacientes tem idades entre 30 e 45 anos e são de vários de estados do país. Há relatos de 2005, 2006 e 2007, sendo o mais antigo de 1994. Algumas vítimas procuraram a polícia na época do acontecimento, mas a maioria só se manifestou após a imprensa divulgar alguns relatos.

Nenhum comentário: