quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Novas regras para venda de medicamentos


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou novas regras limitando a venda de medicamentos em farmácias e drogarias. Pelas novas regras, os medicamentos – mesmo os que não precisam de receituário – deverão ficar atrás do balcão, fora do alcance do cliente.
O presidente do órgão, Dirceu Raposo, disse nesta terça-feira que as novas regras servirão para evitar a automedicação.
“Ao entrar na farmácia, muitas vezes ele é seduzido a levar um medicamentozinho pra gripe, uma vitaminazinha pra alguma coisa que ele absolutamente na maioria das vezes não tem. Então, funciona como uma isca, um chamariz e isso nós não podemos estimular”.

Farmácias vão entrar na Justiça

A Associação Brasileira de Redes de Farmácia e Drogarias (Abrafarma) afirmou que as medidas de restrição às vendas de quaisquer produtos nos estabelecimentos do setor são ilegais e informou que pretende entrar na Justiça para reverter às novas regras. As farmácias têm seis meses para se adaptar às novas regras.
De acordo com a Anvisa, a principal causa de intoxicação no Brasil é a ingestão de medicamentos.

Vendas

Os medicamentos poderão continuar sendo vendidos pela internet e telefone, desde que as farmácias tenham lojas abertas ao público e um farmacêutico de plantão. Os remédios de uso controlado – tarja preta – só podem ser comprados pessoalmente.

Nenhum comentário: