quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Todas as ações contra Sarney são arquivadas pelo Conselho de Ética

Todas as ações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) foram arquivadas em definitivo. Os senadores do PMDB, PT, PTB e PC do B rejeitaram as representações contra o coronel do Maranhão. O PT, que tinha o poder de balança na decisão, foi criticado pela oposição. O único petista que foi contrário a decisão foi o líder do partido, senador Aloízio Mercadante (SP), que defendeu a abertura, no plenário do Conselho, das investigações sobre os atos secretos.

Foto: Agência Senado


Três ações do PSDB, duas do PSOL, quatro do líder do PSDB, Arhur Virgilio (AM), e duas do tucano protocoladas em conjunto com Cristovam Buarque (PDT-DF) foram arquivadas na sessão desta quarta-feira (19) na reunião do Conselho de Ética. Conselho de Ética é piada né não?
O presidente do Conselho, suplente de senador Paulo Duque (PMDB-RJ), já havia arquivado as 11 representações contra Sarney no último dia 5, mas uma semana depois a oposição recorreu da decisão do colegiado.
A oposição prometeu novamente recorrer da decisão, desta vez em plenário, mas a base governista já disse que este recurso não está previsto no regimento. Regimento é o...! Deixa pra lá.
As acusações dizem respeito ao assessor de Sarney que teria usado seu prestígio para obter informações da Polícia Federal sobre investigações contra a empresa Fernando Sarney, filho do ex-presidente da República, sobre a ocultação por parte de Sarney de propriedades para não pagar impostos, operações do neto de Sarney com crédito consignado na Casa, as irregularidades na Fundação José Sarney, a responsabilidade do presidente do Senado quanto à Fundação e gravações que mostrariam ligações do presidente Sarney com os atos secretos foram arquivadas.
O principal argumento do nobre Duque para o arquivamento das denúncias é que todas as acusações se baseiam em matérias publicadas pela mídia e a ilegalidade das provas apresentadas. A nulidade da gravação, já que o processo corre em segredo na justiça. Os atos secretos também não corriam em segredo?
Demóstenes Torres (DEM-GO) chamou o presidente Lula de pizzaiolo. “O presidente é o pizzaiolo, e a pizza foi servida pelos senadores do governo no Conselho de Ética”.

Foto: Agência Senado

O líder do DEM, José Agripino (RN), disse que o Conselho de Ética votou em defesa do governo Lula.

“O Conselho de Ética decidiu votar politicamente fazendo aquilo que é de interesse do governo. A leitura da carta [do presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), que pedia o arquivamento] coloca a digital do presidente Lula nisso”, disse Agripino
O cheiro nos corredores do Senado é de pizza. O odor de pizza queimada é sentido em toda Brasília. O aroma fétido está se espalhando pelo país. Só não vai chegar ao Maranhão. Conselho de Ética? É rir para não chorar. Deveria ter outro nome. Sim este é o nosso lindo país. Vamos sair às ruas novamente. Derrubamos um presidente. A marcha “Fora Sarney” de sexta-feira (15) não adiantou nada. Falta motivação de nós jovens, estudantes, enfim. E viva o Brasil! Um Bric.

Nenhum comentário: