quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Marina Silva anuncia saída do PT

A ex-ministra do Meio Ambiente e militante do PT, senadora Marina Silva (AC), anunciou nesta quarta-feira (19) sua saída do partido após 30 anos, mas não confirmou sua filiação ao PV.

Foto: Arquivo

Saída da senadora do PT reforçam os rumores de que ela poderia concorrer à presidência da República em 2010

“Nesse momento, trata-se de dar conhecimento à sociedade brasileira da decisão que é fruto de uma reflexão com companheiros e dirigentes do partido, que significa me desligar do PT depois de 30 anos... A partir de agora começam as conversações... Saí do PT para poder ficar livre para negociar com outro partido. Não ficaria bem, negociar com um partido estando em outro”, disse a senadora.
Na última semana a bancada do PT no senado divulgou uma carta elogiando a ex-ministra e tentou evitar a troca de partidos. “Desejamos sinceramente que a nossa querida companheira Marina Silva permaneça no Partido dos Trabalhadores, sua casa política, e prossiga nessa trajetória coletiva que já conquistou tanto, mas que tem tanto ainda para conquistar”, dizia a carta aberta.
O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), foi comunicado da decisão através de um telefonema da senadora na manhã desta quarta-feira (19).
No último dia 8 a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que o convite feito pelo PV a Marina é compreensível. “O PV fez uma avaliação e julgou que a senadora Marina é um nome importante no cenário nacional. É compreensível isso”, disse Dilma.
“Mas o fato de sair de casa, não significa que estamos rompendo com as pessoas com as quais convivemos durante tantos anos”, disse Marina em um discurso de cerca de 10 minutos, onde citou nomes de dirigentes, senadores e militantes do PT.
A senadora evitou falar sobre sua possível candidatura à presidência da República antes de formalizar sua filiação ao PV. Caso aconteça, a ex-ministra terá a disposição um grande nome para ser seu vice. Nesta terça-feira (18) o cantor, compositor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, disse que poderia aceitar uma possível proposta para disputar as eleições de 2010 ao lado de Marina Silva.

Nenhum comentário: