quinta-feira, 14 de maio de 2009

Acordo entre governo e oposição pode evitar CPI da Petrobras

Líderes do governo e da oposição no Senado fecharam um acordo nesta quinta-feira (14) que pode evitar a instauração da CPI da Petrobras, para que isso aconteça o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, terá que convencer a oposição em uma audiência pública ainda sem data marcada.
O líder do DEM no Senado, José Agripino, disse: “Na medida em que o Gabrielli venha para uma reunião das comissões e todas as indagações sobre a Petrobras possam ser respondidas, a CPI poderá ou não ser instalada”.
O ministro Edson Lobão, de Minas e Energia, disse que está participando das negociações para que o presidente da estatal vá ao Senado: “Estou desde ontem participando desta articulação, entendendo que CPI nem sempre é a solução para tudo. E, se o que se quer é saber a informação concreta, isso pode ser feito numa audiência pública, na Comissão de Fiscalização e Controle, na Comissão de Justiça, na Comissão de Economia que o presidente (Gabrielli) e responde a qualquer assunto. O governo não tem nada a esconder, apenas a CPI não ajudaria nesse processo e talvez até prejudicasse a imagem da Petrobras no exterior”.
O senador Renan Calheiros, líder do PMDB, disse: “A CPI só tem sentido quando os fatos não estão sendo investigados. Se a apresentação dele (Gabrielli) esgotar o que querem não seria necessária a instalação da CPI, o que eu acho melhor neste momento que estamos vivendo de crise econômica”.

CPI da Petrobras

Na quarta-feira (13) a Mesa Diretora do Senado protocolou, com 32 assinaturas, na presença dos presidentes dos três partidos oposicionistas (DEM, PSDB e PPS) o pedido da criação de uma comissão para investigar fraudes em licitações, denúncias de desvio de royalties de petróleo, irregularidades em contratos para a criação de plataformas e da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, além da suposta utilização de artifícios para reduzir o pagamento de tributos pela Petrobras.
Para que a CPI seja criada, o requerimento precisa ser lido em plenário, os líderes precisam ser indicados e só depois com o início das investigações a comissão seria instalada.

Nenhum comentário: