segunda-feira, 11 de maio de 2009

Gripe suína: Governo negocia compra de tratamento contra gripe

Nesta segunda-feira (11) o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, informou que o Brasil negocia a compra de mais 800 mil tratamentos prontos contra o vírus Influenza A (H1N1).
O país já possui 12,5 mil tratamentos contra a doença para consumo imediato, cada tratamento composto por 10 comprimidos. Segundo Penna, o material é uma reserva para uma eventual onda de emergência. A compra dos medicamentos tem como objetivo preservar o estoque armazenado, em matéria-prima para produzir 9 milhões de doses, já que se aberto o prazo de validade cairia de 2016 para 2012.
“A situação epidemiológica do Brasil é de transmissão limitada e não sustentada. Todos os casos têm forte vinculação internacional”, afirmou o secretário que na tarde desta segunda-feira coordenou a reunião do Gabinete Executivo Interministerial (GEI) para discutir a gripe suína.
Os integrantes do GEI voltam a se reunir nesta terça-feira (12) para discutir quais ações deverão ser intensificadas nos portos e aeroportos.
Penna informou que o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pediu para que a Organização Mundial da Saúde envie tratamentos contra a nova gripe para os militares brasileiros que fazem parte da Força de Paz da ONU no Haiti. De acordo com o secretário, como forma de prevenção 30 mil tratamentos já foram enviados para o país que não registrou nenhum caso da gripe suína.

Nenhum comentário: