quarta-feira, 13 de maio de 2009

Quadros roubados em São Paulo são devolvidos

As obras "Figura em Azul", de Tarsila do Amaral e "Crucificação de Jesus", de Orlando Teruz, são carregadas por policial
Fotos: Agência Estado

Os quadros roubados de uma mansão nos Jardins em São Paulo no domingo (10) foram recuperados na noite desta terça-feira (12) na zona oeste da capital paulista.

Policial carrega a tela de Portinari, “Retrato de Maria”

De acordo com a polícia, as quatro obras de arte foram deixadas por volta 23h30 em uma calçada da Rua da Várzea, na Barra Funda, próxima a TV Record. Os vigias da emissora receberam duas ligações dos criminosos e foram avisados sobre a localização dos quadros, que informaram a polícia. Os vigias prestaram depoimento no início desta quarta-feira (13). Nenhum dos suspeitos foi preso e segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a polícia segue sem pistas dos criminosos.
A área onde as telas e parte das joias roubadas foram encontradas foi preservada até a chegada da perícia.
O delegado responsável pela investigação, Dejar Gomes Neto, disse que uma pessoa da família Maskoud reconheceu as obras, avaliadas em cerca de R$ 3,5 milhões, na manhã desta quarta-feira, além das joias.

O assalto

Na manhã de domingo (10) dois quadros de Cândido Portinari, “O Cangaceiro” e “Retrato de Maria”, e um quadro de Tarsila do Amaral, “Figura em Azul”, foram roubados de uma mansão na região dos Jardins, área nobre da São Paulo.

Foto: Divulgação

Os quadros “O Cangaceiro”, de 1956, “Retrato de Maria”, de 1934, e “Figura em Azul”, de 1923

De acordo com a Polícia Civil, os assaltantes entraram no imóvel por volta das 9h em uma Fiorino branca, disfarçados de entregadores de flores, dizendo que as flores eram para homenagear o Dia das Mães. Quatro funcionários e a dona da casa, Ilde Maksoud, foram rendidos pelos assaltantes que os mantiveram trancados em um cômodo do imóvel, enquanto buscavam objetos de valor. As vítimas deixaram o quarto após avisar parentes por um celular.
Os bandidos cortaram as telas e deixaram as molduras na casa. A ação durou mais de uma hora. Além das obras, uma quantia em dinheiro foi levada pelos assaltantes. O valor das obras e do dinheiro levados não foi revelado.
A polícia informou que as câmeras de segurança da casa não foram encontradas e que deve buscar imagens de segurança de empresas localizadas próximas a casa. O crime está sendo investigado pelo 78º Distrito Policial, localizado na Rua Estados Unidos, mesma rua onde o assalto foi realizado.

Nenhum comentário: