sábado, 16 de maio de 2009

Gripe suína: Japão tem primeira transmissão autóctone

O Ministério da Saúde do Japão confirmou neste sábado (16) o primeiro caso de transmissão autóctone (dentro do país) da gripe suína.
De acordo com o órgão, o paciente é um aluno do segundo grau de uma escola em Kobe e que não viajou para fora do país. Outros dois alunos da escola tiveram testes positivos, mas ainda precisam ser confirmados. O governo ordenou que todas as escolas da cidade fossem fechadas por sete dias para evitar novas contaminações.
O ministro da Saúde, Yoichi Masuzoe, disse que uma equipe do Ministério vai investigar como ocorreu a transmissão do vírus Influenza A (H1N1).
A preocupação da Organização Mundial da Saúde aumenta com a transmissão do vírus entre pessoas em países fora da América do Norte, já que pode ser um indício da aproximação de uma pandemia da gripe suína.
“Estamos enfrentando um tempo de crise que poderia ter implicações globais”, disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, na sede do órgão em Genebra durante uma reunião intergovernamental sobre a preparação contra pandemias.


Número de casos passa dos 8.400 em 37 países

Segundo o boletim divulgado pela OMS às 7h GMT (pelo horário de Brasília às 4h) deste sábado (16), o número de casos confirmados da nova gripe em 37 países chega a 8.452: Estados Unidos (4.714), México (2.895), Canadá (496), Espanha (100), Reino Unido (78), Panamá (43), Alemanha e França (14), Colômbia (11), Costa Rica, Itália e Nova Zelândia (9), Brasil (8), Israel (7), China, El Salvador e Japão (4), Coreia do Sul, Cuba, Guatemala e Holanda (3), Bélgica, Finlândia, Noruega, Suécia e Tailândia (2), Argentina, Austrália, Áustria, Dinamarca, Equador, Índia, Irlanda, Peru, Polônia, Portugal e Suíça (1).
O número de mortes causadas pela gripe suína é de 72, sendo 66 no México, quatro nos Estados Unidos, uma no Canadá e uma na Costa Rica.
A quarta morte nos Estados Unidos, de um homem de 33 anos, foi divulgada nesta sexta-feira (15) pelo Departamento de Saúde do Texas, mesmo estado onde ocorreram às outras três mortes, e ainda não foi contabilizada pela OMS.

Nenhum comentário: