terça-feira, 26 de maio de 2009

ONU faz reunião de emergência para discutir teste nuclear da Coreia do Norte

Os membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas afirmaram após uma reunião emergencial em Nova York na noite desta segunda-feira (25) que o teste nuclear feito pela Coreia do Norte é uma clara violação das resoluções de 2006 do Conselho, que proíbem o país a desenvolver atividades nucleares.
Vitaly Churkin, representante da Rússia, disse que os membros do CS condenam a atitude da Coreia do Norte: “Os membros do Conselho de Segurança anunciaram sua forte oposição e condenação ao teste nuclear conduzido pela República Popular Democrática da Coreia no dia 25 de maio de 2009. É uma clara violação da resolução 1.718. Os membros do Conselho de Segurança decidiram começar a trabalhar imediatamente em uma resolução sobre este assunto”.
O embaixador da Grã-Bretanha na ONU, John Sawers, disse que o Conselho de Segurança decidiu agir em dois estágios. “(o primeiro) Condenando vigorosamente o fato de a Coreia do Norte ter empreendido seu segundo teste nuclear. Também decidimos começar a trabalhar imediatamente em uma resolução do Conselho de Segurança para garantir a paz e a segurança na região”.
A embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Susan Rice, disse que a Coreia vai pagar por seus atos caso continue com os testes nucleares. “Os Estados Unidos consideram o teste uma grave violação da legislação internacional e uma ameaça à paz e segurança regional e internacional. Os EUA buscarão uma resolução forte com medidas vigorosas”.
Através da agência de notícias “KCNA”, o governo norte-coreano afirmou que está preparado para um ataque preventivo dos Estados Unidos. “Nosso Exército e nosso povo estão prontos para lutar contra qualquer tentativa irresponsável por parte dos EUA em lançar um ataque preventivo”, diz o comunicado publicado pela estatal.

Coreia do Norte realiza novo teste nesta terça-feira

A agência de notícias “Yonhap” informou que a Coreia do Norte disparou dois mísseis de curto alcance, nesta terça-feira (26), na costa leste do país. O principal indicativo, segundo a agência, de que o país teria disparado mísseis do tipo KN-01 foi a proibição de circulação de navios em sua costa ocidental, por ordem de Pyongyang.
Nesta segunda-feira agências internacionais de notícias informaram que o governo da Coreia do Norte já se preparava para lançar mísseis entre hoje e amanhã.

Nenhum comentário: