quarta-feira, 20 de maio de 2009

Gripe suína: Número de infectados passa dos 10.200 em 40 países

Nesta quarta-feira (20) uma porta-voz da Organização Mundial da Saúde informou que o número de pessoas contaminadas pelo vírus Influenza A (H1N1) em 40 países chega a 10.243. O número de mortes causadas pela gripe suína é de 80. A oitava morte nos Estados Unidos é de uma mulher de 57 anos que vivia em uma reserva indígena no Arizona e devido à gripe teve problemas de saúde agravados.
Nesta semana ministros da Saúde e especialistas discutiram, em Genebra, na assembleia anual da Organização Mundial da Saúde formas de como se combater o vírus com drogas e vacinas. Para que a pandemia seja declarada, a OMS considera o número de casos autóctones (transmissão dentro do país) fora da América do Norte, onde é o epicentro da nova doença. Os ministros pediram ao órgão que considere a mudança do nível de alerta de acordo com a severidade do vírus.


No Brasil casos suspeitos caem para 17

Nesta quarta-feira (20) o Ministério da Saúde informou que o número de casos suspeitos da gripe suína no Brasil caiu para 17 em oito estados mais o Distrito Federal: São Paulo (5), Distrito Federal (3), Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (2 em cada estado), Amapá, Amazonas, Goiás, Rondônia e Sergipe (1).
De acordo com o Ministério, outros 16 casos ainda não incluídos na lista, estão sendo monitorados por apresentarem um ou mais sintomas da gripe suína em oito estados. Desde os primeiros sinais da doença no Brasil os casos descartados somam 264.
No país 52 hospitais estão preparados para atender os pacientes que precisam ser monitorados.
O número de casos confirmados permanece o mesmo, 8, em cinco estados: Rio de Janeiro (3), São Paulo (2), Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (1).

Nenhum comentário: