terça-feira, 12 de maio de 2009

Roubo de quadros em São Paulo: Retrato falado de três assaltantes é divulgado

Nesta terça-feira (12) a Polícia Civil divulgou os retratos falados de três suspeitos do roubo de dois quadros de Cândido Portinari e um de Tarsila do Amaral na manhã de domingo (10) durante um assalto a uma mansão no bairro dos Jardins, em São Paulo.
Os retratos falados foram feitos a partir das informações dos funcionários da casa que foram rendidos pelos criminosos. As testemunhas disseram que o grupo era formado entre 15 e 20 integrantes. As imagens que ficaram prontas na segunda-feira (11) só foram divulgadas nesta manhã, pois o delegado responsável pelo caso, Dejair Gomes Neto, disse que a divulgação seria feita num momento oportuno para que as investigações não fossem atrapalhadas.

Fotos: Divulgação/Polícia Civil


O primeiro suspeito tem 1,75 metro de altura. Branco, olhos castanhos claros e possui cabelo castanho tingido. Aparenta ter 23 anos de idade.


O segundo suspeito tem 1,80 metro de altura. Branco, olhos castanhos e cabelo castanho escuro. Aparenta ter 45 anos.


O terceiro suspeito tem 1,75 metro de altura. Pardo, olhos castanhos e cabelo castanho escuro. Aparenta ter 27 anos de idade.

O assalto

Na manhã deste domingo (10) dois quadros de Cândido Portinari, “O Cangaceiro” e “Retrato de Maria”, e um quadro de Tarsila do Amaral, “Figura em Azul”, foram roubados de uma mansão na região dos Jardins, área nobre da São Paulo.

Foto: Divulgação

Os quadros “O Cangaceiro”, da década de 1950, “Retrato de Maria”, de 1934, e “Figura em Azul”, de 1923, estão no seguro

De acordo com a Polícia Civil, os assaltantes entraram no imóvel por volta das 9h em uma Fiorino branca, disfarçados de entregadores de flores, dizendo que as flores eram para homenagear o Dia das Mães. Quatro funcionários e a dona da casa, Ilde Maksoud, foram rendidos pelos assaltantes que os mantiveram trancados em um cômodo do imóvel, enquanto buscavam objetos de valor. As vítimas deixaram o quarto após avisar parentes por um celular.
Os bandidos cortaram as telas e deixaram as molduras na casa. A ação durou mais de uma hora. Além das obras, uma quantia em dinheiro foi levada pelos assaltantes. O valor das obras e do dinheiro levados não foi revelado.
A polícia informou que as câmeras de segurança da casa não foram encontradas e que deve buscar imagens de segurança de empresas localizadas próximas a casa. O crime está sendo investigado pelo 78º Distrito Policial, localizado na Rua Estados Unidos, mesma rua onde o assalto foi realizado.

Nenhum comentário: