segunda-feira, 18 de maio de 2009

Gripe suína: Número de contaminados passa de 8.820 em 39 países

O balanço divulgado pela Organização Mundial da Saúde nesta segunda-feira (18) mostra que o número de casos confirmados da gripe suína subiu de 8.480 para 8.829 em 40 países: Estados Unidos (4.714), México (3.103), Canadá (496), Japão (125), Espanha (103), Reino Unido (101), Panamá (54), Alemanha e França (14), Colômbia (11), Costa Rica, Itália e Nova Zelândia (9), Brasil (8), Israel (7), China (6), Bélgica (5), El Salvador (4), Coreia do Sul, Cuba, Guatemala, Holanda e Suécia (3), Finlândia, Malásia, Noruega e Tailândia (2), Argentina, Austrália, Áustria, Chile, Dinamarca, Equador, Índia, Irlanda, Peru, Polônia, Portugal, Suíça e Turquia (1).
O número de mortes subiu, entre domingo e segunda, de 72 para 74. Duas novas mortes foram confirmadas no México, que já registra 68. Nos Estados Unidos, quatro pessoas morreram em virtude do vírus Influenza A (H1N1). Canadá e Costa Rica confirmaram uma morte.
A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse nesta segunda-feira que o vírus da nova gripe deve continuar se espalhando pelo mundo e que pode oferecer um risco particular caso o Influenza A se misture com o vírus da gripe aviária (H5N1) que raramente se transmite entre pessoas. De acordo com Chan, a nova cepa do vírus pode causar riscos a pessoas com Aids e tuberculose e em favelas superpovoadas. “Estamos em um momento de grande incerteza”. A OMS decidiu não elevar o índice de alerta da pandemia de 5 para 6 mesmo com o rápido aumento de transmissões da doença no Japão.


Japão: Número de casos sobe para 163

Autoridades ligadas à Saúde do Japão informaram nesta segunda-feira (18) que o número de casos da nova gripe é de 163, a maioria causada por transmissão autóctone, ou seja, dentro do país. Os novos casos ainda não foram contabilizados pela Organização Mundial da Saúde.
Os primeiros casos foram confirmados na sexta-feira (15), sete, sendo que quatro são pessoas (um professor e três estudantes adolescentes) que voltaram de uma viajem ao Canadá.
O primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, pediu que os japoneses mantenham a calma. “Muitos infectados receberam tratamento apropriado na fase inicial da doença e se recuperaram”, disse o premiê.
Com o aumento da transmissão dentro do país, aumenta a preocupação da OMS para o começo da possível pandemia.
Por precaução, nas províncias de Osaka e Hyogo, mais 2 mil escolas foram fechadas no oeste do Japão.


Número de casos suspeitos no Brasil cai de 22 para 20

Nesta segunda-feira (18) o Ministério da Saúde informou que o número de pessoas com a suspeita de contaminação pelo vírus Influenza A no Brasil caiu, entre domingo e hoje, de 22 para 20 em nove estados mais o Distrito Federal: São Paulo (6), Minas Gerais (4), Distrito Federal (3), Alagoas, Amapá, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rondônia (1). Na sexta-feira (15) o número de casos suspeitos era de 35.
De acordo com o balanço, 19 pacientes, ainda não incluídos na lista, estão sendo monitorados por apresentarem um ou mais sintomas da gripe suína em nove estados. Os casos descartados já somam 270, desde os primeiros sinais da doença no Brasil.
No país 52 hospitais estão preparados para atender os pacientes que precisam ser monitorados.
O número de casos confirmados permanece o mesmo, 8 em cinco estados: Rio de Janeiro (3), São Paulo (2), Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (1).

Nenhum comentário: