domingo, 17 de maio de 2009

Gripe suína: Número de casos em 39 países chega a 8.480


Segundo o boletim da Organização Mundial da Saúde divulgado neste domingo (17), o número de casos da nova gripe é de 8.450 em 39 países: Estados Unidos (4.714), México (2.895), Canadá (496), Espanha (103), Reino Unido (82), Panamá (54), Alemanha e França (14), Colômbia (11), Costa Rica, Itália e Nova Zelândia (9), Brasil (8), Israel e Japão (7), China (5), Bélgica e El Salvador (4), Coreia do Sul, Cuba, Guatemala, Holanda e Suécia (3), Finlândia, Malásia, Noruega e Tailândia (2), Argentina, Austrália, Áustria, Dinamarca, Equador, Índia, Irlanda, Peru, Polônia, Portugal, Suíça e Turquia (1).
O número de mortes é de 72, sendo no México (66), Estados Unidos (4), Canadá e Costa Rica (1 em cada país).


No Japão número de casos da nova gripe sobe de 7 para 44

O Ministério da Saúde do Japão informou neste domingo (17) que 40 pessoas foram contaminadas pelo vírus Influenza A (H1N1) no país. O Japão já havia confirmado que quatro pessoas importaram o vírus do Canadá.
De acordo com a agência oficial de notícias, Kyodo, 29 casos são de estudantes da cidade de Kobe que estiveram recentemente no exterior.
Os primeiros casos de transmissão autóctone, dentro do país, foram confirmados em uma escola de Kobe, onde oito estudantes foram confirmados.
O aumento dos casos autóctones no Japão preocupa a Organização Mundial da Saúde, já que a transmissão do vírus entre pessoas em países fora da América do Norte, pode ser um indício da aproximação de uma pandemia da gripe suína. No sábado (16) durante uma reunião intergovernamental sobre a preparação contra pandemias a diretora-chefe da OMS, Margaret Chan, disse: “Estamos enfrentando um tempo de crise que poderia ter implicações globais”.


Número de casos suspeitos no Brasil é de 22

Neste domingo (17) o Ministério da Saúde informou que o número de casos suspeitos no Brasil é de 22 em nove estados mais o Distrito Federal: Minas Gerais (7), São Paulo (6), Distrito Federal (2), Alagoas, Amapá, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Rondônia (1). No sábado o número de pessoas suspeitas de terem contraído o vírus Influenza A (H1N1) era de 25.
De acordo com o balanço, 18 pacientes, ainda não incluídos na lista, estão sendo monitorados por apresentarem um ou mais sintomas da gripe suína em sete estados. Os casos descartados já somam 264, desde os primeiros sinais da doença no Brasil.
No país 52 hospitais estão preparados para atender os pacientes que precisam ser monitorados.
O número de casos confirmados permanece o mesmo, 8 em cinco estados: Rio de Janeiro (3), São Paulo (2), Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (1).

Nenhum comentário: