quarta-feira, 27 de maio de 2009

CPI da Petrobras: Comissão será instalada na próxima terça-feira

Nesta quarta-feira (27) o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), marcou a instalação da CPI da Petrobras para a próxima terça-feira (1). Na próxima sessão os cargos de presidente e relator da comissão serão definidos. Pelo regimento, o presidente eleito deve nomear o relator da CPI.
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou novamente que a base aliada quer a presidência e a relatoria da comissão.
A oposição, que pede um dos cargos de comando, anunciou que fará obstrução total de votações em plenário no Senado, inclusive as de quatro medidas provisórias que perdem a validade no dia 1º de junho. Uma delas é a MP que reajustou para R$ 465,00 o salário mínimo a partir de fevereiro. O líder do PSDB, senador Arthur Virgilio (AM), disse que a proposta de reajuste do salário mínimo não será afetada pela obstrução.

Composição da CPI

A base governista anunciou, na noite de terça-feira (26), que os líderes do governo no Senado e no Congresso, senador Romero Jucá (PMDB-RR) e senadora Ideli Salvatti (PT-SC), respectivamente, serão os titulares da CPI da Petrobras.
As indicações foram feitas pelos líderes dos partidos, senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e Aloízio Mercadante (PT-SP).
Foram indicados como titulares pelo PMDB os senadores Paulo Duque (RJ) e Leomar Quintanilha (TO). Os suplentes serão Valdir Raupp (RO) e Almeida Lima (SE).
Pelo PT, que inclui PR, PSB, PRB e PC do B, os titulares indicados são João Pedro (PT-AM) e Inácio Arruda (PC do B-CE). Os suplentes serão Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Delcídio Amaral (PT-MS).
A oposição será representada pelos senadores ACM Júnior (DEM-BA), Sérgio Guerra (PSDB-PE) e Álvaro Dias (PSDB-PR). Os suplentes serão Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Heráclito Fortes (DEM-PI).
O ex-presidente Fernando Collor (AL) foi escolhido pelo PTB como titular e como suplente o senador Gim Argello (DF). O PDT terá como titular o senador Jéferson Praia (AM).

Nenhum comentário: